Contraste |
| |

    Direção da UEMG/Frutal participa de reunião com Presidente da FIEMG

    Na manhã da última quinta-feira (04), a Direção da Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG, Unidade Acadêmica de Frutal, participou de uma reunião em Uberaba, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais-FIEMG, em que estiveram presentes: A representante do Sebrae de Frutal, Joana Rafaela, o representando a Usina Cerradão,Thiago Queiroz, , o prefeito de Frutal, Bruno Augusto, o Secretário Municipal de Desenvolvimento de Frutal, Glauber da Mata e o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, e também o Presidente Regional da FIEMG, José Flávio Zago.

    O diretor Leandro Pinheiro recebeu o convite da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico da cidade de Frutal e o objetivo do encontro foi a conversa sobre a possibilidade da FIEMG utilizar dois blocos do condomínio temático, da extinta Fundação Hidroex, sendo eles, o E e o F, para trazer cursos de capacitação de mão de obra para o município.

    “O objetivo desse encontro foi o diálogo sobre a possibilidade da FIEMG utilizar alguns espaços do complexo para oferecer curso profissionalizantes. Para Frutal essa capacitação que tem sido muito solicitada, além de ser uma demanda importante para o setor industrial e comercial da cidade, que possibilitaria o ensino e ainda a proximidade com a Universidade. Estaríamos assim com cursos técnicos e, ao mesmo tempo, próximos já dos nossos Cursos que são de Graduação. Acredito que juntos, a FIEMG e UEMG, teremos uma interação muito grande com o conhecimento. Isso foi bem mostrado pelo presidente Flávio, com a experiência da FIEMG e o know-how, acredito que pode vir a se concretizar no futuro por meio das parcerias e os convênios estabelecidos”, destaca.

    Leandro Pinheiro destacou que vale lembrar ainda que são conversar iniciais, mas cabe a reitoria da UEMG e ao Governo do Estado de Minas Gerais a decisão final das negociações.

    O presidente da FIEMG Flávio Roscoe explicou que tudo se iniciou com conversas com o prefeito de Frutal e também com os industriais da região. “Estamos procurando alternativas e acho que foi uma reunião muito produtiva para a gente levar a unidade do SESC-SENAI para Frutal. Claro que depende de evolução, vamos ver o conjunto de ativos que está com o Estado e essa questão da antiga Hidroex, para que a gente tenha algo já construído para que possa ser o mais rápido possível. Tudo isso levando em consideração que é uma grande dificuldade encontrar profissionais especializados, então o Senai iria com esse objetivo de preencher essa lacuna dando curso profissionalizantes na cidade Frutal”, salientou.

    O representante da Usina Cerradão Tiago Queiroz comentou que este foi o início de um diálogo e que a motivação é a grande dor a respeito do crescimento das empresas de Frutal, que sempre esbarra em falta de mão de obra capacitada. “Tivemos uma conversa muito boa com o presidente da FIEMG na questão de levar essas escolas, tanto a Técnica como a escola do SESI, SESC e Senai para Frutal para que realmente a gente possa suportar a demanda de desenvolvimento que Frutal ainda tem para vir. Desde o início da Cerradão, em alguns departamentos de mão de obra mais especializada, a gente não consegue completar o quadro. O ano passado trabalhamos com 80 pessoas a menos que a gente não conseguiu completar em áreas mais de manutenção, parte elétrica, automação e outras áreas. Precisamos formar cada vez mais profissionais para conseguir completar esse quadro”, explicou.

    Endereço - FRUTAL

    UEMG - Unidade Frutal

    Avenida Escócia, 1001
    Bairro Cidade das Águas
    Frutal / MG
    CEP: 38202-436

    • dummy+55 (34) 3423-2726

    • dummy+55 (34) 3423-2728

    • dummy faleconosco@uemg.br

    © 2025 UEMG