Contraste |
| |

    Tremor de terra é registrado em Frutal e geógrafo da UEMG/Frutal comenta sobre o assunto

    Um tremor de terra de magnitude 2.1 mR ocorreu no município de Frutal, no último domingo (25), às 20h44 (horário de Brasília). O abalo sísmico foi registrado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira-RSBR e analisado pelo @obsis.unb.

    Neste mês de fevereiro, as estações da RSBR já registraram três tremores de terra em Frutal, todos de baixa magnitude. O último, antes deste, ocorreu no dia 23, com magnitude 2.6 mR. Tremores de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil. Em geral, esses sismos são causados por pressões geológicas movimentando pequenas fraturas na crosta terrestre.

    O Geógrafo, Prof. Dr. Leandro Pinheiro, que é também Diretor da UEMG/Frutal, explicou que os tremores de terra ocorrem quando existem divisões ou alguns fatores que causam uma ruptura. “Pode ser um contato com a placa tectônica ou uma proximidade com uma falha geológica. Nós não estamos em contato com a placa, mas nós temos contato com a falha geológica. Sendo assim, é uma ocorrência que as pessoas assustam porque dá um tremor”, explica.

    Questionado se esses tremores são corriqueiros no Brasil e na nossa região, Leandro salientou que são comuns, o que acontece é que muitas vezes a magnitude é tão pequena que as pessoas não percebem. “Eu mesmo por exemplo, esse tremor do domingo eu não percebi, outras pessoas percebem. Geralmente tremores abaixo de 2.0 a gente não costuma sentir, algumas pessoas tem mais sensibilidade, conseguem sentir algo em torno de 1.8/1.9 graus na escala Richter, mas depende muito da sensibilidade das pessoas”, destaca.

    O Geógrafo informou que esse acontecimento não deve de causar temor a ninguém, pois eles são comuns, na verdade é a movimentações costumeiras das camadas rochosas. “Embora nós estejamos basicamente no centro da placa sul americana, ou seja, não estamos perto da borda, que é onde ocorre um dos principais tremores e vulcões, não vamos ter em Frutal vulcões e nem mesmo tremores de grande magnitude. Temos locais onde houve essa acomodação e movimentação geológica, que causou fraturas nas formações rochosas e essas fraturas continuam constantemente se movimentando e com isso causam este atrito entre as camadas rochosas e o tremor. Para nós ele não causa nenhum dano, é de magnitude baixa, não chega a causar por exemplo rachaduras nas casas e não há nenhum problema”, afirma.

    Leandro ainda fez questão de alertar que se a pessoas estiver em uma cama deitada ou no sofá, não irá perceber. “No carro também, o pneu do carro amortece essa sensação, assim a gente costuma não perceber, então vai poder notar com mais exatidão quem estiver com os pés no chão”, alerta.

    Uma grande dúvida da maioria das pessoas é se existem épocas que esses tremores são mais comuns ou tem algo que possa indicar isso. Leandro destaca que os tremores de terra ocorrem com muita frequência. “Não sentimos tanto os tremores e eles ocorre em períodos distintos do ano, o que pode acontecer, principalmente com fatores humanos ou talvez climáticos. Se tem uma camada rochosa que está instável e de repente existe uma mineração por perto, isso pode auxiliar o processo. Podemos citar de exemplo o caso da Usina BRASCEN-Alagoas, que se estamos em um período com vigor de chuva muito elevado, a semana chuvosa pode abastecer alguns locais e esses escoamentos superficiais podem descer nessas camadas rochosas e talvez provocar uma movimentação. Mas vale lembrar que é algo comum, já que os regimes climáticos também são comuns. Então, exceto as atividades de mineração que contam com horário e dia programados, de resto pode sim ocorrer de maneira aleatória”, destaca.

    Leandro afirma que quando passa um pouquinho da escala Richter e começa a ficar um pouco mais sensível, ou seja, 2.1, 2.2, as pessoas em geral vão começar a sentir, porém, tremores na casa de 1.1 e 1.4, que já são bem comuns mesmo pra Frutal, ocorrem de forma imperceptível.

    “Outro detalhe que eu gostaria de mencionar é que essas rachaduras rochosas, que chamamos de falhamento geológico são comuns de encontrar, por exemplo, nos córregos na cidade de Frutal onde uma margem tem declividade e do outro é quase plano. Naquele local o córrego está correndo exatamente em cima de uma falha geológica e pode ser um local que vai originar também um tremor”, explica.

    Endereço - FRUTAL

    UEMG - Unidade Frutal

    Avenida Escócia, 1001
    Bairro Cidade das Águas
    Frutal / MG
    CEP: 38202-436

    • dummy+55 (34) 3423-2726

    • dummy+55 (34) 3423-2728

    • dummy faleconosco@uemg.br

    © 2024 UEMG