Aluno do Curso de Direito da UEMG/Frutal passa em concurso para Analista do Senado Federal

O Egresso do Curso de Direito da UEMG/Frutal, Caio Fellipe Barbosa Rocha, vem galgando altos degraus após a conclusão de sua graduação. Primeiro foi aprovado em 1º lugar para o cargo de Assistente Técnico Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara. Posteriormente, obteve a aprovação na primeira fase do concurso de Delegado de Polícia do Paraná e por último foi nomeado para tomar posse no cargo de Analista Legislativo, especialidade processo legislativo, do Senado Federal. Um dos concursos mais difíceis do Brasil.

Caio contou que iniciou a graduação em 2013 na UEMG/Frutal. “Vindo de uma família simples, da vizinha Planura, ingressei no curso de Direito da UEMG-Frutal. À época, saia de Planura de ônibus às 18 horas e só voltava às 23:30, para trabalhar na Pousada O Sole Mio até às 06:00. Disciplina, coragem e fé. Sempre me marcaram. O Curso de Direito da UEMG me fez conhecer o mundo de outra forma. Do desconhecimento filosófico e histórico, básico para muitos que vieram de escolas particulares (João sem terra? Carta Magna?) fui me desviando dos buracos caminho afora e, já em 2017, fui aprovado na OAB ainda no 9º período do curso. No embalo, fui aprovado em 1º lugar para o cargo de Assistente Técnico Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara, privativo de bacharel em direito, mas ainda sem concluir o curso. Deu certo. Colei grau de forma antecipada no dia 15 de janeiro de 2018 e tomei posse no dia 19 de janeiro do mesmo ano”, lembra.

Caio conta que fez estágio também no Fórum de Frutal. “Tive que conciliar uma jornada que se resumia a sair de Planura de ônibus às 9 horas, chegar às 10:30 a Frutal e caminhar, fazia sol ou chuva, da rodoviária ao Fórum. Chegava mais cedo, pois o estágio começava ao meio dia. Mas ficava em uma das salas estudando. Estudava no ônibus e ouvia áudio book caminhando. Às 18 horas, quando não fazia o caminho de volta para pegar o último ônibus às 18:30, com 25 minutos de caminhada, em regra eu ia à aula na UEMG à noite. Às 23:30 chegava à Planura novamente”, destaca.

Caio trabalhou na Câmara Municipal de Araraquara por 6 anos até que, no dia 6 de fevereiro de 2024, depois de um longo caminho de estudos, aprovação, em 2022, na primeira fase do concurso de Delegado de Polícia do Paraná, foi nomeado para tomar posse no cargo de Analista Legislativo, especialidade processo legislativo, do Senado Federal.

“Com cerimônia de posse marcada para o dia 21 de fevereiro de 2024, posso dizer que sou grato a todos que, de algum modo, contribuíram para esta conquista. Sabia que queria trilhar o caminho dos concursos públicos, por meio do qual, dependendo só de mim, poderia chegar a lugares incríveis. Cheguei. Graças a Deus!”, agradece.

Endereço - FRUTAL

UEMG - Unidade Frutal