Na tarde da última quarta-feira (20), foi inaugurado na UEMG/Frutal um Ecoponto para o descarte sustentável de lixo eletrônico. A iniciativa partiu de alunos e alunas do mestrado em Ciências ambientais.
Compõe o grupo: Alessandra Cristina de Campos, Júlia Fernandes Rodrigues, Karina Silva Mariano, Palmira Inocência Antônio e Rogério Fontes Tomás, sobre a coordenação da Doutora Viviane Arruda.
Segundo Alessandra, a ideia do projeto surgiu na disciplina de Educação Ambiental. “Estamos no segundo semestre do curso de Mestrado em Ciências Ambientais e na disciplina de Educação Ambiental, no final, teríamos que apresentar um projeto. Foi assim que a ideia surgiu. Temos um aluno também que faz parte do grupo, que é da área de Tecnologia da Informação, que na discussão na sala de aula nos alertou para a questão do lixo eletrônico”, explica.
Alessandra salienta que com isso o grupo pensou em montar o Ecoponto na Universidade, onde já se trabalha a questão das Ciências Ambientais e de lixo eletrônico, e que é algo que hoje é tão discutido tanto no Estado quanto no Brasil. “Pensando que este é um dos problemas primordiais que nós devemos trabalhar na educação ambiental, fizemos o projeto e executamos”, conta.
A Vice-Diretora da UEMG/Frutal, Karol Natacha Castanheira, fez questão de acompanhar a inauguração do Ecoponto e parabenizar os idealizadores (as) da ideia. “O descarte correto do lixo eletrônico é um desafio para as gestões municipais, porque exige, para além de outras questões, condições técnicas dos recipientes que servirão de suporte para receber os resíduos. Quando a Universidade, por meio de projetos de mestrado, iniciação científica ou até mesmo por outras ações institucionais colabora para o meio ambiente, ela cumpre o seu papel ambiental e social. Quero parabenizar a toda equipe do projeto do Ecoponto e ao mestrado de Ciências Ambientais, pela ação dentro da nossa Unidade”, destaca.
O Ecoponto irá receber os seguintes materiais: lâmpadas florescentes, placas de CPU, placas de notebook, celulares, smartphones e tablets. A pessoa que deseja deve procurar na UEMG, na entrada do foyer, dois latões de cor laranja que já estão disponíveis para receber os materiais.