O passeio faz parte da premiação da ofertada pela Feira que ainda prevê o pagamento de bolsas de iniciação científicas aos alunos cujos projetos estão entre os mais bem avaliados entre os 48 apresentados na edição deste ano
Nos dias 04 e 05 de dezembro, os autores de projetos que foram premiados na 3ª Feira de Ciências da UEMG Frutal: Bioeconomia e Sustentabilidade participaram de uma viagem de dois dias à cidade de Brotas (SP). Na ocasião, professores e estudantes conheceram a Fundação Centro de Estudos do Universo (Fundação CEU), do Grupo Peraltas, onde tiveram uma série de atividades recreativas e educativas.
Premiadas com o projeto “Sustentabilidade: água potável sem custo”, as alunas Bárbara Cristina Santos Rossi e Mariana Amarante Romera dos Santos da Escola Estadual Professor Bandeira consideram a premiação um reconhecimento ao esforço e à dedicação investidos na elaboração da proposta. Ao lado da colega Ana Vitória Moura do Carmo, as alunas foram orientadas pela professora Rosemary Ferreira Diniz.
“Decidimos participar da feira de ciências porque achamos que estar dentro da faculdade era algo muito distante da nossa realidade. Pesquisamos muito e escolhemos o tema sustentabilidade da água potável sem custo por entender ser um dos assuntos mais importantes da atualidade, afinal não há vida sem água”, explica Bárbara. “Foi uma sensação única quando ouvimos o nome da nossa escola e depois o do nosso grupo. Não acreditamos! Todo nosso esforço valeu a pena”, complementa a parceira de projeto, Mariana. As alunas estiveram na viagem a Brotas: “foi um dos passeios mais maravilhosos de nossas vidas, não queríamos vir embora. Adoramos o lugar, a diversão e toda a experiência. A caverna, a piscina lagoa, a Fundação CEU, baladinha... tudo!”, descreve empolgada a aluna Bárbara.
A viagem fez parte da premiação da 3ª Feira de Ciências da UEMG Frutal, realizada no dia 25 de outubro, em parceria com o SEBRAE Minas, Siamig, Cerradão – Açúcar, Etanol e Bioenergia e Prefeitura de Frutal. Os alunos dos projetos mais bem avaliados pela comissão
julgadora receberão, em 2024, Bolsas de Iniciação Científica Júnior ofertadas pelo CNPq para que possam aprimorar suas propostas.
A 3ª Feira de Ciências da UEMG Frutal é uma realização do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Ciências da Natureza (NUPEEC). A edição deste ano foi realizada, nas dependências da UEMG Frutal, integrando a programação da 1ª Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI-Frutal), que abrigou uma série de atividades que promoveram o encontro entre o mercado, a academia e o ensino. Apenas as atividades da Mostra de Profissões e da Feira de Ciências, nos dias 24 e 25 de outubro respectivamente, receberam um público estimado em 2.400 pessoas.
Feira de Ciências
A 3ª edição da Feira de Ciências apresentou 48 propostas de 12 escolas públicas e privadas de Frutal. Os projetos apresentados na Feira foram produzidos por professores e alunos da educação básica, matriculados no 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental II ou no 1º ou 2º anos do Ensino Médio. As equipes foram compostas por até três estudantes e dois professores. As seguintes escolas participam da 3ª Feira de Ciências da UEMG Frutal: Colégio Objetivo, E.E. Laurinston Souza, E.E. Maestro Josino de Oliveira, E.E. Presidente Tancredo Neves, E.E. Professor Bandeira, E.E. Vicente Macedo, E.M. Ângelo Ricardo, E.M. Belmiro Batista, E.M. Joaquim Barroso, E.M. Odílio Fernandes e Escola Particular Vencer. Além de conhecer as propostas, os visitantes da Feira de Ciências puderam participar de uma roda de conversa virtual com a homenageada desta edição, a professora no ITA e PhD em física, Dr.ª Sonia Guimarães.
Ao todo, quatro projetos foram premiados nesta edição. São eles:
Sustentabilidade: água potável sem custo (Escola Estadual Professor Bandeira)
Professora responsável: Rosemary Ferreira Diniz. Alunas: Ana Vitória Moura do Carmo, Bárbara Cristina Santos Rossi e Mariana Amarante Romera dos Santos
Vasos e tubetes sustentáveis produzidos com bagaço de cana de açúcar como atividade de promoção de crescimento e condicionante do solo (Escola Municipal Odílio Fernandes)
Professora responsável: Cristiane Oliveira Menezes. Alunos: Jonatha Barbosa Pacheco e João Vítor Andrade Pacheco
Kit de higiene pessoal biodegradável (Escola Estadual Maestro Josino de Oliveira)
Professoras responsáveis: Andreia Nogueira do Carmo e Daniela de Lima Alves Rodrigues. Alunos: Tauã Henry Neves Viana e Kauany Silva Pires.
Eco Horta Inteligente (Escola Estadual Vicente Macedo)
Professoras responsáveis: Lilia Aparecida Filho Franco e Liliane Angelo Souza Bernardes. Alunos: Bernardo Luigi Mariano Leonel Correia Bernardes, Erick de Oliveira Xavier e João Vitor Chaves Silva.
3ª Feira de Ciências da UEMG Frutal: Bioeconomia e Sustentabilidade
Realização: Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Ciências da Natureza (NUPEEC), Sebrae Minas, Prefeitura Municipal de Frutal e UEMG Unidade Acadêmica de Frutal.
Parceria: Cerradão – Açúcar Etanol e Bioenergia, Siamig, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e SoluAgrojr.
Informações: https://www.feiradecienciasuemg.com.br/ | https://www.sctifrutal.com.br/ | @feiradecienciasuemgfrutal
Atendimento de imprensa: Ariane Lemos (31) 99751-0445