Contraste |
| |

    Alunos de Publicidade e Propaganda da UEMG/Frutal realizam exposição de fotos

    Na última segunda-feira (28), foi realizada a exposição "Alimente-se": Um Olhar sobre as Casas de Sopa de Frutal. Uma iniciativa dos alunos do segundo período do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Frutal. A exposição trouxe à luz a realidade das Casas de Sopa do município, instituições sem fins lucrativos que desempenham um papel crucial na vida das pessoas em situação de vulnerabilidade.

    O objetivo dessa ação foi estreitar os laços entre a Universidade e a comunidade frutalense, integrando saberes acadêmicos com a vivência dos moradores locais. A exposição apresentou fotografias capturadas pelos alunos, oferecendo uma perspectiva única e autêntica sobre o trabalho e a importância das Casas de Sopa.

    “A exposição nasceu de uma disciplina chamada projeto integrador, que foi pensada para fazer o trabalho de extensão. Montamos o plano juntos e escolhemos as casas da sopa de Frutal para fazer uma abordagem fotográfica”, informa Luiz Liu Feliciano, docente da disciplina.

    Liu destaca ainda que o evento foi muito proveitoso. “Tivemos a presença de várias pessoas, entre os alunos, o Diretor da UEMG/Frutal, Leandro Pinheiro, a Vice Diretora, Karol Natasha, o Professor Rodrigo Portari e vários representantes das casas das sopas. Convidamos também fotógrafos e familiares que também foram prestigiar”, informa.

    “Foi um evento bem bacana desde o projeto, o objetivo, a vivência dos alunos na prática da fotografia e na prática da fotografia mais humanizada, que é utilizá-la como ferramental para pensar nas questões humanas, as questões mais antropológicas que constroem os sujeitos. Foi bem participativo e gratificante e o objetivo da disciplina foi cumprido, que é levar a Universidade até a comunidade”, frisa Liu.

    O Diretor da UEMG/Frutal, Leandro Pinheiro, comentou sobre a importância da foto, que é uma arte que também comunica. “Muitas vezes uma imagem vale mais que mil palavras. Vejo que a exposição mostra um curso de Publicidade e Propaganda que se destaca exatamente por fazer artes para passar uma mensagem, uma propaganda e até mesmo um incentivo”, diz.

    A Vice Diretora da UEMG/Frutal, Karol Natasha Castanheira, fez questão de prestigiar o evento e parabenizar os organizadores. "A exposição fotográfica Alimente-se orientada pelo prof. Luiz Feliciano e realizada pelos alunos do segundo período de Publicidade e Propaganda foi fantástica. A escolha do local, a Casa da Cultura, foi assertiva e a opção por demonstrar as diversas Casas das Sopas de Frutal também, porque humanizou a fotografia e mostrou a importância do movimento extensionista na Universidade", declara.

    O Gerente de Memória e Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura, Ioney Dutra, destaca que vê a iniciativa com bons olhos. “Abraçamos sempre essas oportunidades de estar aproximando a cultura municipal, da Secretaria até a Universidade, que está trazendo os alunos e mostrando esse espaço que é tão valoroso para a nossa cidade. Essa parceria é mais do que bem-vinda, tem que perpetuar sempre, e a gente está sempre fazendo mais e mais eventos dessa natureza”, destaca.

    Ioney comenta ainda dezenas de pessoas compareceram na abertura do evento. “O lançamento da Exposição foi um sucesso e tivemos a casa cheia. Fiquei muito feliz porque as pessoas gostaram da exposição, da forma de apresentar e do espaço que foi montado. Foi uma noite bem gostosa e acho que todo mundo curtiu e aproveitou o evento”, salienta.

    Endereço - FRUTAL

    UEMG - Unidade Frutal

    Avenida Escócia, 1001
    Bairro Cidade das Águas
    Frutal / MG
    CEP: 38202-436

    • dummy+55 (34) 3423-2726

    • dummy+55 (34) 3423-2728

    • dummy faleconosco@uemg.br

    © 2025 UEMG