Contraste |
| |

    “Muito calor a gente corrige com o plantio de árvores”, afirma Diretor da UEMG de Frutal

    Na manhã da última quarta-feira (08), aconteceu na Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG, Unidade Frutal, o plantio de 120 mudas de ipê, de cores variadas, em um local que ser formará um boulevard. A ação faz parte do Projeto Plantando Sorrisos, que está sua 11° edição, e homenageou os profissionais da saúde que atuaram na linha de frente da COVID.

    Crianças do Projeto Delfina Luiza do Carmo e Duque de Caxias foram convidadas para realizar o plantio e também apresentação de danças, poesias e teatros sobre a temática envolvendo o meio ambiente e a importância do plantio de árvores para amenizar as altas temperaturas.

    O Diretor da UEMG/Frutal, Leandro Pinheiro, participou da cerimônia de abertura do evento e também do plantio. “Para nós é uma questão muito importante porque a UEMG sempre trabalha os seus projetos de pesquisa e extensão, muitas vezes, visando a sociedade, e aqui também é a sociedade. Estamos tendo a interação das escolas, dos profissionais da saúde, e também trazendo todos para a nossa instituição”, destaca.

    Leandro afirmou também que pensando que toda a estrutura da UEMG de Frutal, que ainda está na luta para finalizar as obras, existia apenas um planejamento, mas não havia a ação do plantio de árvores. “A gente sabe que esse local é muito importante e faz muito calor e a gente não corrige o calor apenas com o ar-condicionado, corrige principalmente com o plantio de árvores”, frisou.

    A Vice-Diretora da UEMG/Frutal, Karol Natacha Castanheira, também fez questão de prestigiar a décima primeira edição do Plantando Sorrisos. “O Plantando do Sorriso sempre é um evento muito gratificante, mas aqui tem um gostinho especial porque hoje estamos em casa. A UEMG de Frutal é uma das maiores unidades de todas só que por muito tempo se pensou nas bases de concreto, nos prédios e nas estruturas, agora o professor Marcos, por meio do Plantando dos Sorrisos, está viabilizando para gente no boulevard, que é o espaço privilegiado da nossa unidade, de um plantio de árvores, que eu tenho certeza que vai dar uma outra cara, outra estética para nossa unidade. Está sendo fantástico participar, ver as crianças nesse projeto envolvendo e fazendo essa mescla entre as questões do meio ambiente, mas também da cultura”, salientou.

    O professor da UEMG/Frutal, idealizador do projeto Plantando Sorrisos, Marcos Siqueira, salientou que o projeto está atingindo uma maturidade maior em sua décima primeira edição. “O Projeto que nasceu curiosamente dentro de uma universidade, a partir de um projeto extensão, hoje é a primeira vez, na 11ª edição, que um Plantando Sorrisos está sendo realizado dentro de uma Universidade, num espaço bastante importante da UENG Frutal, o coração da Universidade, o que a gente chama de boulevar. Este é um espaço que foi projetado pra receber mudas e ao longo desses últimos anos foi completamente esquecido”, salienta.

    Marcos comenta ainda que o OS 11 fez história com várias crianças e colaboradores participando junto em um dia muito bonito. “Estamos com um céu super azul neste dia tão especial e a gente espera contribuir para a beleza, estética, qualidade ambiental e inclusão social, porque hoje nós estamos homenageando aqueles grandes soldados, anjos da vida, que foram os enfermeiros, o pessoal da saúde, os médicos, que estiveram lá na linha da frente, na época da Covid. As pessoas começam a se esquecer desse momento bastante nebuloso da nossa história, então a nossa homenagem 11º Plantando Sorriso vai para esses profissionais”, ressalta.

    O Empresário e Diretor da Rádio 97 Fm, Romero Brito, fez questão de apoiar o evento com a divulgação e também o patrocínio do café da manhã para todos os participantes. “Este é um momento ímpar que vivenciamos: o plantio de árvores em Frutal. Parabenizo o Professor Marcos pela ideia fantástica já que não é o primeiro projeto que ele faz em nossa cidade”, diz.

    Romero destaca também a importância do Projeto em lembrar dos profissionais da saúde que trabalharam na linha de frente da Covid. “Acho que foi uma homenagem extremamente justa que englobou inclusive as crianças do Projeto Delfina e de outros importantes. Isto faz com que eles, ao plantar uma árvore aqui, criem uma consciência que estão colaborando com o próprio futuro deles mesmo”, alerta.

    Romero comentou ainda que está apoiando além do Plantando Sorriso, um projeto da ONG Fruto Urbano. “Nós vamos começar agora com plano piloto no Bairro Princesa Isabel I e II plantando árvores frutíferas e do Cerrado. Vamos bater de porta em porta, o Thiago já se incumbiu disso, que é o presidente da ONG, para que as pessoas possam liberar para que a gente possa plantar. Vamos ter o apoio também da APAC e acredito que da própria sociedade como um todo”, relata.

    Romero informou ainda que tem também um projeto de um parque linear próximo da UEMG, entre o bairro Cidade das Águas e o Ribeirão Frutal. “Este será um parque onde vai ajudar a preservar as nossas nascentes, o manancial do Ribeirão Frutal, e também vai ajudar muito aqui na Cidade das Águas. Será um parque bem extenso e a ideia é fazer com que ele seja frequentado por pessoas porque vai ter pista de caminhada, academia ao ar livre, entre outras atrações”, conta.

    O empresário relata que essa é uma questão muito importante e que deve ser levada muito a sério. “Estamos entrando firmes porque os eventos climáticos são uma realidade e Frutal é uma cidade muito quente, com a sensação térmica muito quente, e a arborização quer dizer saúde, melhoria da qualidade do ar, mais sombras, mais locais para atividades físicas e a contribuição é fundamental, não só para o futuro, porque daqui a quatro anos essas árvores vão estar já dando sombra e colaborando com o meio ambiente da nossa cidade. Fico muito feliz em fazer parte desse projeto, espero que ele seja contínuo e que englobe cada vez mais áreas da sociedade”, destaca.

    A secretária municipal de saúde, Patrícia Xavier, conta que foi convidada através do professor Marcos, que é o idealizador do projeto Plantando Sorrisos, para que essa edição agora contemplasse todos os profissionais que atuaram na linha de frente do Covid. “A proposta do Professor Marcos representa para nós a esperança de novos tempos. Sabemos que a cada árvore plantada é uma esperança de um ambiente melhor e, com isso, uma saúde melhor porque sabemos a ligação que existe entre ambos. No momento em que nós estamos todos aqui reunidos plantando árvore, além de representar as vidas que, às vezes, foram perdidas, as vidas pelas quais nós lutamos e as que sobreviveram, também representa a esperança de dias melhores, de um mundo melhor e também de um ambiente mais saudável, que traga para nós menos problemas de saúde e com isso, maior estabilidade”, comemora.

    Endereço - FRUTAL

    UEMG - Unidade Frutal

    Avenida Escócia, 1001
    Bairro Cidade das Águas
    Frutal / MG
    CEP: 38202-436

    • dummy+55 (34) 3429-3500

    • dummy+55 (34) 3429-3450

    • dummy faleconosco@uemg.br

    © 2025 UEMG