Na tarde desta terça-feira (19) o Vice-Reitor, Thiago Torres, o Diretor da Uemg-Frutal, Leandro Pinheiro, a Vice-Diretora, Karol Castanheira e as representantes da Comissão de Amparo e Monitoramento Animal, profa. Jamile Coleti e profa. Mary Ana Peterson para tratar sobre os animais que moram nas permanências da Unidade.
A professora Jamile informou dos problemas financeiros que a COAMA vem enfrentando para que os animais sejam devidamente acolhidos. "Além da ração temos gastos com veterinários em caso de acidentes, atropelamentos e recentemente com um cachorro que comeu um porco espinho. Hoje a COAMA conta apenas com doações", explicou Jamile. A profa. Mary Peterson complementou dizendo que a responsabilidade dos animais que estão na dependência da Universidade é da própria Universidade e para evitar que outros animais sejam deixados na instituição o melhor seria a proibição na entrada, no caso dos cachorros, mesmo com coleira.
O Vice-Reitor, Thiago Torres, mencionou que as formas de execução dos recursos institucionais se dão mediante licitação ou pronto-pagamento, e que, neste caso, deve ser para fins administrativos ou acadêmicos e de estrita urgência. Nesse sentido, o primeiro passo deve ser pensar uma regulamentação sobre a questão animal dentro da instituição e que, sobre a entrada de animais, a decisão compete à gestão da Unidade local, mas que entende ser a melhor saída para evitar o agravamento da questão. O Diretor, Leandro Pinheiro, concordou com o encaminhamento afirmando que o problema maior permanece fora dos limites da Uemg, que são as pessoas que abandonam os animais dentro de nossa Unidade, no entanto, uma vez que já sofreram a negligência de seus antigos donos, é preciso cuidado com os animais abandonados em nossas dependências.