Oficina Comunicação para os Direitos Humanos: ações para o Agosto Lilás

Conscientizar para a construção de uma sociedade segura para as mulheres e para as famílias e desconstruir as práticas sociais com as diversas tipificações de violência.  Estes foram alguns dos objetivos da Oficina Comunicação para os Direitos Humanos: Ações do Agosto Lilás que ocorreu hoje, 22/08/23, com 57 alunos, na Escola Estadual Maestro Josino de Oliveira.

A oficina foi desenhada e ministrada pela docente da Universidade do Estado de Minas Gerais-Frutal, Prof.ª Dra. Marcela da Paz.  A atividade consistiu em uma roda de conversa, na qual foram apresentadas as formas de pedir ajuda como o X vermelho na palma da mão e a ligação pedindo uma pizza; relatou-se sobre a Delegacia Virtual e o aplicativo Chame a Frida.

Destacou-se o papel do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) de Frutal. Os alunos assistiram ao vídeo Vozes Diversas, Caminhos Entrelaçados, produzido pela própria UEMG-Frutal. Posteriormente, aconteceu um bate-papo e os alunos produziram inúmeros cartazes com colagens, tintas e desenho à mão livre. Com os cartazes prontos, os alunos cantaram a música 'É Preciso Saber Viver' e encheram vários balões lilás para simbolizarem a paz e a segurança das mulheres.

Um dos destaques da oficina foi a afixação dos cartazes produzidos na oficina da Unidade Básica de Saúde Osvaldo Morelli. A atividade foi realizada pela docente como uma prática extensionista vinculada ao projeto de pesquisa sobre TICs, Delegacia Virtual e Enfrentamento à Violência, financiado pela Fapemig/UEMG.

A Escola Estadual Maestro Josino de Oliveira promoveu a oficina e contou com a organização da prof.ª de Matemática Halline Pacheco, também docente no Curso de Sistemas de Informação na UEMG-Frutal, e da prof.ª de Língua Portuguesa, Elizete Leonel. As atividades ocorreram com a programação do Núcleo de Acolhimento aos Estudantes e assistente social, Viviam Dias, com o apoio da direção, Marielza Silva e do prof. Marcelo Benevides.

Os alunos participantes da oficina são do Primeiro e Terceiro anos do Ensino Médio em Tempo Integral.

Endereço - FRUTAL

UEMG - Unidade Frutal