O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR, disponibilizou para os professores, funcionários e também os estudantes do último ano do Curso de Engenharia Agronômica da UEMG/Frutal dois treinamentos: trator com implementos e também agricultura de precisão e mapeamento de propriedade.
O coordenador do Curso, Jhansley Ferreira da Mata, reforçou a importância de trazer a prática para os estudantes. “O Senar é um grande parceiro e recebi essas duas oportunidades como um presente para nossos estudantes. Levar a prática junto com a teoria é o fundamental para formarmos grandes Engenheiros Agronômicos”, salienta.
No curso de trator, está sendo apresentado ao grupo práticas indispensáveis para a manutenção correta dos tratores e o aumento da vida útil dos mesmos. Deve-se levar em consideração que é muito difícil desenvolver o trabalho no campo sem o uso de um trator e com isso, o curso traz noções de operações como o preparo do solo, aplicação de insumos agrícolas, a semeadura e a colheita. Está sendo exemplificado todas as atividades em que o trator atua e isso depende do desempenho do operador em várias funções. Na contramão disso, infelizmente ainda é muito pequeno o número de pessoas preparadas adequadamente para executar as tarefas com as máquinas.
No curso de Agricultura de Precisão, os participantes estão dando os primeiros passos nesta área. Estão descubrindo o que é e como a agricultura de precisão funciona na prática, entendendo os benefícios da orientação via satélite (GNSS ou GPS), na distribuição de corretivos e fertilizantes, na semeadura, na aplicação de defensivos agrícolas, na colheita e em outras aplicações, em diferentes culturas.