Aconteceu nesta terça-feira (20), na Universidade de Estado de Minas Gerais-UEMG, Unidade Frutal, o evento “Conexão CREA”, que foi realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG), em parceria com o Curso de Engenharia Agronômica da UEMG-Unidade Frutal.
Com o tema: “Conheça Seu Conselho: Da Graduação ao Mercado de Trabalho”, o encontro de alunos e também profissionais da área foi realizado nesta parceria do Conselho com o Curso de Engenharia Agronômica e também com a participação da Engenharia de Alimentos e a Engenharia de Produção.
A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Vanesca Korasaki, fez questão de vir de Belo Horizonte para integrar a Conexão CREA e destacou que essa é uma grande oportunidade para todas as Unidades da UEMG. “O evento foi transmitido também pela TV UEMG e com isso tivemos a oportunidade de ter uma maior amplitude da divulgação para a Universidade. Frutal, inclusive, recebeu outras unidades e para o aluno que está cursando a Engenharia de Alimentos, de Produção ou a Agronômica, é de grande valia e proveito”, comenta.
Vanesca informa ainda que é de suma importância para o estudante receber informações do Conselho que ele vai participar após graduado. “O Conselho é quem vai regulamentar e fiscalizar a profissão dos engenheiros, então, os alunos já podem ter esse contato e entender um pouquinho desde a sala de aula até o mercado de trabalho. Já terá conhecimento de quais são as possibilidades que pode ter, quais oportunidades, quais campos de atuação dos engenheiros, enfim, isso é muito importante. Para o CREA, estar em contato com a sociedade e capitar essas demandas que são urgentes e também aprimorar, também é muito interessante. Acredito que foi uma troca mútua, tanto dos alunos e profissionais, quanto para o CREA e sociedade”, afirma.
A professora da UEMG/Ubá, Vivian Modesto, foi quem fez a proposta para o CREA de realizar a segunda edição do evento em Frutal. “Na câmara de Agronomia a gente fez a proposta de trazer o diálogo do CREA com as instituições de ensino. Começamos esse evento em Viçosa e achei interessante sugerir vir para Frutal porque aqui tem o Curso de Engenharia Agronômica, de Alimentos e Produção. Trazer o diálogo do Conselho para dentro das instituições é muito importante e dessa forma foi totalmente aberto para todo o público interessado. A presidência do CREA, juntamente com a direção, a coordenação da Câmara de Agronomia abraçou a ideia e a gente organizou para que pudéssemos realizá-lo”, explica.
O Coordenador do Curso de Engenharia Agronômica da UEMG/Frutal, Jhansley Ferreira da Mata, fez questão de demonstrar a alegria de receber o “Conexão CREA” na Universidade. “Esse encontro é muito importante não só para a UEMG mas para todo o município de Frutal. Trouxe representantes de toda a região e criou muitas conexões. O objetivo principal foi dar conhecimento para aqueles que querem cursar, para quem já está cursando e, principalmente, para os estudantes das engenharias”, destaca.
Jhansley afirmou ainda que foi uma oportunidade ímpar dos alunos ver a importância da atuação da ética junto ao mercado de trabalho. “Ver como deve ser o comportamento no mercado trabalho antes e depois da graduação é primordial. Este é um evento nacional, de grande importância e foi transmitido para todo o Brasil”, destaca.
O Diretor da UEMG/Frutal, Leandro Pinheiro, considera primordial essa conexão entre os profissionais do Conselho e os alunos das engenharias. “Os eventos científicos e acadêmicos são muito importantes porque é possível trazer a teoria de sala de aula para a prática. Vejo que o encontro veio com uma projeção muito maior do que a cidade de Frutal, sendo transmitidos e podendo alcançar todo o país. Isso tudo mostra que nossos cursos estão cada vez mais buscando o seu melhor com trabalhos mais eficientes, pesquisas e extensões. Entendo que a Universidade tem que incentivar esse desenvolvimento”, comenta.
Leandro frisou ainda que percebeu que as pessoas que vieram foi com muita boa vontade e percebeu-se também um grande esforço por parte dos professores. “A Universidade mostra cada vez mais que quer abraçar essas causas e é muita honra ter o CREA entre nós. É um instituto tão importante, urbanizador e que organiza diversas atividades que são feitas, entre elas: vistoria, laudos e outros diversos trabalhos pelo Brasil inteiro”, salienta.
A Vice-Diretora da UEMG/Frutal, Karol Natasha Castanheira, comentou que esta foi uma experiência inusitada. “Este é um evento com abrangência e grande impacto para a carreira das engenharias, seja ela qual for. É muito gratificante ter essa oportunidade e organizamos toda a estrutura para conseguir fazer a divulgação ao vivo, inclusive pela TV UEMG. Divulgamos os links das transmissões para outras unidades e plataformas para que muitas pessoas pudessem acompanhar. Estamos muito felizes porque também encontramos aqui professores da Unidade de Ituiutaba, Ubá, então é uma conexão também entre as Unidades UEMG, o que estimula o conhecimento dos cursos de engenharia”, destaca.
O Coordenador do Curso de Engenharia de Alimentos da UEMG/Frutal, Maurício Bonato, comemorou a presença do CREA na Unidade Frutal. “Foi uma troca de informações incrível para o pessoal das engenharias. Todos os conhecimentos sobre as diretrizes curriculares nacionais, as questões regulamentar legislativa que o CREA apresenta foi repassado”, comenta.
O Sub-Coordandor do Curso de Engenharia de Produção da UEMG/Frutal, Adriano Reis de Paula, explicou que o CREA tem um papel fundamental nos cursos de engenharia porque recebe os alunos após a formação. “O aluno as vezes fica inseguros sobre o destino a seguir. O que pode ser mostrado aqui é que um dos primeiros caminhos é filiar-se ao CREA. O Conselho fortalece a classe, independente da engenharia e esta conexão é extremamente importante, somou para todos. Tivemos as palestras que ocorreram de uma forma interativa com as mesas redondas e o aluno ficou bem mais confortável e confiante para ingressar no mercado de trabalho”, explica.