No dia 05 de junho, foi inaugurada a Estação Agrometeorológica de Aparecida de Minas. Uma iniciativa da UEMG/Frutal, por meio da Professora Daniela Fuzzo e do Professor João Fischer, que contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Frutal e também da Usina Cerradão.
A estação já está captando dados que serão disponibilizados em um site e também em um aplicativo. As pessoas poderão ter informações gratuitas sobre: temperatura, umidade relativa do ar, velocidade de vento, volume de chuva, entre outros.O Prefeito Bruno Augusto, destaca que foi possível apoiar e viabilizar a instalação da Estação por meio de uma parceria da Prefeitura, UEMG e Usina Cerradão. “Mais uma vez a Usina, sempre parceira do município, se juntou a nós para que pudesse ser instalada a estação, que é muito importante, principalmente aqui no Distrito de Aparecida de Minas que tem uma movimentação agrícola muito intensa. A Estação tem o objetivo de passar informações do clima, temperatura, quantidade de chuva, entre outras informações que são importantes para os produtores”, destaca.
Bruno salienta ainda que esse era um sonho antigo e os produtores sempre pediam uma estação para ter essas informações. “No dia a dia é importante para eles e a gente conseguiu através da UEMG, juntamente com a Usina, através da Secretaria de Meio Ambiente, em nome do Fabiano que conseguiu organizar. Nós estamos entregando aqui hoje para o Distrito e eu tenho certeza que vai somar muito com a comunidade, mais principalmente, com os produtores. Aparecida de Minas é uma grande produtora de abacaxi e os produtores precisam muito estar informado sobre o tempo para conduzir a sua lavoura”, comemora.
O representante da Usina Cerradão, Rodrigo Campos Rezende, disse que esse projeto de levantamento de dados é uma satisfação muito grande para todos. “Estamos aqui hoje na inauguração porque sempre que a Prefeitura, a UEMG e as comunidades locais nos convidam para um projeto que vai beneficiar a nossa população, nós estamos sempre à disposição”, garante.
O Diretor da UEMG/Frutal, Leandro Pinheiro, frisou que esse mapeamento de Aparecida de Minas é extremamente importante. “Sempre quando a gente precisa fazer alguma análise da temperatura do clima temos que pegar de estações que estão longe. Muitas vezes são estações que estão mais de 100 de quilômetros. Agora nós temos não apenas uma proximidade, já que essa vai ser a terceira estação metrológica que estamos implantados dentro do projeto que a professora Daniela Fuzzo, o professor Ivan, o Professo Sergio Portari, o Professores João, conseguiram fechar. Com isso, além de termos a situação que essas estações são muito modernas, fornecem ainda outros tipos de dados além de pressão, temperatura, umidade. Fornece insolação, até mesmo incidência solar para fotossíntese e uma outra gama de variedades que poderão ser aproveitadas também pela ciência e vão contribuir nessa análise do nosso clima regional”, informa.
A Professora e idealizadora do Projeto, Daniela Fuzzo, destacou é um grande prazer inaugurar a Estação poder disponibilizar essa informação futuramente para a população de forma geral num site. “A gente fica muito feliz em poder promover isso para todo mundo. Esse projeto foi viabilizado com ajuda da UEMG por meio do Governo do Estado, e o intuito agora é colocar em algumas cidades vizinhas também para que a gente possa ter um monitoramento agrometeorológico de toda a região. Esses dados são importantes para a tomada de decisão da melhor forma possível. Fico muito feliz que esse projeto está caminhando e é muito legal ver todo mundo se reunindo aqui e aproveitando esse momento aqui para o Distrito e pra a região toda”, comenta.
O Professor da UEMG/Frutal, Sérgio Portari, informou que já está desenvolvendo o site para a divulgação dessas informações das estações meteorológicas. “A princípio a gente precisava esperar uma estar instalada para conseguir fazer a captura dos dados a leitura para depois realizar o desenvolvimento. Já estamos executando o desenho do site com as informações e o site já está em andamento. Já temos uma versão dele não oficial mas assim que a gente finalizar tudo, que já vai ser um período breve, vai estar disponibilizado no site todas essas informações gratuitamente. A gente vai disponibilizar as informações de temperatura, de umidade, quantidade de chuva, entre outras. Essas informações poderão ser acessados por qualquer pessoa da população”, afirma.