Escolas de Frutal terão atividade com professora da UEMG na Semana do Meio Ambiente

Uma iniciativa pensada por Mary Ana Petersen Rodriguez, professora do curso de Engenharia Agronômica na Universidade do Estado de Minas Gerais, visa ensinar crianças da rede municipal de ensino sobre a importância de cuidar dos animais. O projeto foi apresentado na manhã desta segunda-feira (8) ao Secretário da Educação, Marco Antônio de Queiroz, que se comprometeu a implantar a atividade. O vereador, Alex Freitas, foi quem ajudou a organizar a reunião.

A atividade idealizada pela professora já foi realizada em quatro escolas de Frutal no ano passado. “Foi maravilhoso! Superou todas as minhas expectativas. As crianças receberam esse assunto com muita vontade de escutar, de aprender. Até os docentes (professores) das escolas também, eles acharam muito legal”, contou Mary Ana.

Para ela, o projeto é transformador e teve confirmação disso após a abordagem de uma mãe que a reconheceu na rua. “Encontrei com uma mãe, que me falou: ‘ah, você que foi na escola do meu filho? Ele está seguindo a cartilha que você mandou à risca, fazendo a gente seguir à risca lá com os bichos de casa’. Então, de eu ter conseguido ouvir isso de uma mãe de um aluno, já valeu a pena”, lembrou.

O Secretário de Educação, aberto a receber o projeto afirmou que “Frutal é carente de projetos como esse”. E ainda reconheceu a importância de a educação infantojuvenil ser aliada de projetos como esse. “Nós sabemos que a educação é o verdadeiro caminho para melhorar a sociedade”, salientou. Para ele esse é o caminho para construir um futuro mais consciente sobre a causa animal.

Com a união das forças, seis CEMEIs e treze escolas municipais devem receber a atividade do projeto “Tornando a Vida Legal pra Cachorro” (@vidalegalpracachorro.frutal) já na Semana do Meio Ambiente em junho. “Estou muito feliz pelo apoio, porque, eu acho, que para a gente conseguir construir uma geração futura que tenha mais consciência, e melhorar até a saúde pública da cidade - já que a causa animal é uma questão de saúde pública - a gente tem que começar nas escolas. É o ponto primordial para a gente ter sucesso nesse assunto”, agradeceu Mary Ana.

Marco Antônio, convidou Mary Ana para inserir o projeto no plano pedagógico de 2024, para que sejam realizadas atividades de maneira mais profunda direcionada a estas crianças inseridas na rede municipal de ensino.

Texto por Talita Dias.

Endereço - FRUTAL