Na noite da última quinta-feira (04), foi inaugurada a sala do Coletivo Feminista Bendita Geni. O movimento vem se fortalecendo dentro da Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG, Unidade Frutal, inclusive com as parcerias realizadas para a proteção e amparo das mulheres vítimas de qualquer tipo de violência.
A representante do Coletivo, Brenda Petek, ressaltou que está muito feliz com essa conquista. “Foi um ano batalhando até a gente ter o nosso espaço aqui na universidade e hoje é extremamente importante ter esse local para acolher as outras mulheres com suas histórias, lutas e experiências”, ressalta
A feminista faz questão de salientar que o Coletivo trabalha para agregar, aprender, ajudar e acolher. “Temos uma parceria com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher-CRAM, que acolhe as mulheres em situação de violência doméstica em Frutal. Tivemos uma reunião em conjunto e foi super bacana”, explica.
Brenda conta que dentro das atividades do Coletivo, o ano passado foi arrecadado 800 unidades de absorventes para doações. “Fizemos a distribuição na Escola Estadual Professor Bandeira e demos uma aula sobre feminismo e negritude, com o Coletivo Agora Negra, para que as crianças e adolescentes já tenham esse conhecimento desde a infância”, informa.
O Coletivo doou absorventes também para as recuperandas da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados-APAC feminina.
A aluna da UEMG destaca que o Coletivo é um lugar onde as estudantes podem confiar. “Tudo o que acontece fica no sigilo e é um lugar de troca muito incrível. A luta feminista é muito importante, principalmente para enaltecer as mulheres e fazer com que elas tenham consciência do seu poder para que jamais aceitem a submissão”, informa.
Brenda convida todas e todos da comunidade acadêmica para participarem do Coletivo Bendita Geni. “Deixo o convite para virem e integrarem nosso grupo, conhecerem o nosso espaço e se sentirem à vontade para fortalecer essa luta”, chama.
Para mais informações acessem o Instagram do Coletivo: @coletivobenditageni