Foi publicada a "Cartilha Instrucional Mídia e Violência Contra a Mulher" que é dos produtos do Projeto de Pesquisa da FAPEMIG, do edital 05/2021. A coordenadora foi a Professora da UEMG/Frutal, Dr.ª Marcela Fernanda da Paz de Souza, que já lançou neste ano também de 2022 o vídeo "Entre a Cruz e a Espada? A representação na mídia da violência contra a mulher". A cartilha é didática, com uma linguagem simples, utiliza imagens e cores e, também, possui recursos para a acessibilidade dos deficientes visuais e auditivos.
Colaborou também as professoras Dr.ª Priscila Kalinke, Ma. Arlene Sant'Anna, o professor Dr. Cildo Giolo Júnior, e os discentes Maria Eduarda Campos Salles e Juliana Satie Nakao Satto.
A equipe da Cartilha é formada pelas professoras: Dr.ª Marcela Fernanda da Paz de Souza (coordenadora da Cartilha e do Projeto), Dr.ª Priscila Kalinke, Ma. Arlene Sant'Anna, pelo professor Dr. Cildo Giolo Júnior, e pelas discentes Maria Eduarda Campos Salles, e Juliana Satie Nakao Satto.
Este trabalho não poderia ser desenvolvido sem o fundamental apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa da UEMG e da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Minas Gerais - FAPEMIG. Eu agradeço o incentivo à pesquisa disponibilizado pelas instituições por meio do Edital 05/2021 PIBIC/FAPEMIG/UEMG. Em anexo eu reenvio o vídeo "Entre a Cruz e a Espada? A representação na mídia da violência contra a mulher", um dos produtos da pesquisa.