Contraste |
| |

    Simpósio do grupo de pesquisa LabDim discute a globalização na comunicação

    O mundo (des)globalizado foi tema da sétima edição do evento, realizada no formato híbrido; programação contou com conferência do pesquisador César Bolaño

     

    A 7ª edição do Simpósio de Discursividades Midiáticas ocorreu no dia 30 de novembro de 2022, com o tema “Nova Globalização ou Desglobalização? Reflexões no Campo da Comunicação”. O evento foi organizado pelo Grupo de Pesquisa Laboratório de Discursividades Midiáticas e Práticas Socioculturais (LabDim) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

     

    O objetivo da edição deste ano foi refletir sobre o campo da comunicação neste mundo hodierno, em que é perceptível a mudança espaço-temporal na forma de se comunicar e de interagir com as pessoas e as coisas. Além disso, nota-se que as relações geopolíticas antes consolidadas (como o eixo norte-sul e oriente-ocidente) vêm sofrendo deslocamentos e há o surgimento de novos sentidos nas práticas socioculturais e nas relações econômicas e políticas.

     

    Neste ano, a edição foi feita de forma reduzida e o evento foi gratuito e aberto a todos os interessados. Mais do que apresentar respostas, os convidados do evento colaboraram para a reflexão sobre esses deslocamentos de sentidos. Prezando pelo tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, o evento buscou contribuir para a troca de saber científico e auxiliar na formação do comunicador e da comunidade interna e externa da UEMG. Divulgar e dar visibilidade às discussões feitas pelo próprio grupo.

     

    A programação contou com a mesa redonda “A Globalização da Comunicação: aspectos da contemporaneidade”, com a participação dos professores da UEMG Frutal, Plínio Marcos Volponi Leal e Rogério Gomes Neto. Já a conferência, ficou a cargo do professor Dr. César Ricardo Siqueira Bolaño, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com o título “Crise de Hegemonia, Guerra na Europa, Desglobalização e Comunicação”.

     

    Segundo o professor da UEMG Rogério Gomes Neto, a importância da escolha do tema está no fato de que é uma oportunidade de “rever a questão da globalização em um cenário em que há tendência para uma desglobalização no intuito de diminuir a dependência econômica das nações”. O tema foi contextualizado e atualizado para as áreas de estudo do Jornalismo e da Publicidade e como cada área vem sendo modificada.

     

    Avaliação

     

    Segundo o professor Plínio Volponi, “já podemos assumir que o Simpósio de Discursividades Midiáticas se tornou tradição na UEMG Frutal. Entretanto, quase não realizamos o evento neste 2022, por causa do tumulto político das eleições presidenciais, da Copa do Mundo acontecendo no

    final do ano, o semestre letivo da UEMG em descompasso com o semestre civil e o mundo pós-pandemia da Covid-19. Apesar de a sétima edição do simpósio estar prevista desde o início do ano, houve um momento importante durante uma das reuniões do Grupo de Pesquisa que nos deparamos com a seguinte indagação: “teremos fôlego para fazer o evento neste ano? E, se sim, ele será de qual tamanho?”.” Após reuniões do LabDim, ficou decidido que fariam uma versão compacta, de apenas um dia e sem a submissão de resumos expandidos. Ou seja, “nós optamos por manter a tradição do evento anual apesar de não conseguirmos manter a periodicidade dos anais. Foi uma escolha muito difícil, porém, muito acertada. Se formos ponderar as vantagens e as desvantagens de fazer um evento em formato compacto, a principal desvantagem é a perda da periodicidade regular da publicação dos anais”, explica Volponi.

     

    A decisão tomada pelos membros do Grupo de Pesquisa foi para que a tradição anual do evento continuasse, além de também ser uma forma de compartilharem as discussões e reflexões que o grupo desempenhou durante o ano de 2022, a partir dos debates baseados na leitura do livro “A Globalização da Comunicação”, de Armand Mattelart. “O evento é uma forma de o Grupo de Pesquisa colaborar com uma atividade extensionista, que leva as reflexões internas, para um público externo. Para se ter uma ideia, mesmo sem apresentação de trabalho, tivemos participantes de diferentes instituições, como: UEMG, UFF, UFJF, UNIP, Unesp, UFMT, UFPE, PUC/SP, UEPG, UFMS, SEE-MG. Além disso, é uma forma de projetar a UEMG e os cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Unidade Frutal para outras regiões”, comenta Volponi.

     

    O Simpósio é um evento anual que busca também cumprir com o tripé universitário Ensino, Pesquisa e Extensão, sendo relevante porque “é o resultado do trabalho anual do grupo de pesquisa LabDim, que possibilita a participação de membros externos da UEMG, contato com pesquisadores de outras universidades e palestras relevantes sobre temas contemporâneos”, avalia Gomes Neto.

    Mais informações em: linklist.bio/grupolabdim

     

    SOBRE O LABDIM E O VII SIMPÓSIO:

    O Grupo de Pesquisa Laboratório de Discursividades Midiáticas e Práticas Socioculturais (LabDim) foi criado em 2015 e está certificado no CNPq. Nas reuniões regulares há discussão sobre temas e textos relacionados aos discursos presentes na mídia e, também, as práticas socioculturais que englobam a comunicação social.

     

    Anualmente, o grupo promove o Simpósio de Discursividades Midiáticas como forma de sistematizar e compartilhar os frutos das discussões de textos lidos pelo grupo e, também, das experiências e insights compartilhados ao longo do ano. Em cada evento, ao menos um pesquisador principal é convidado para nortear os trabalhos. Nesta 7ª edição do Simpósio, o convidado foi o professor César Bolaño (UFS).

     

    A programação do evento foi transmitida ao vivo pelo YouTube, através do canal do Grupo de Pesquisa LabDim (https://www.youtube.com/@Labdim). O chat do YouTube esteve aberto para perguntas. Elas foram filtradas por moderadores e repassadas aos mediadores de cada sessão.

     

    SERVIÇO:

    VII Simpósio de Discursividades Midiáticas

    Data: 30 de novembro de 2022

    Horário: das 15h às 18h e das 20h às 23h

    O evento foi gratuito e aberto a toda comunidade Inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/vii-simposio-de-discursividades-midiaticas/1790899

     

    REDES SOCIAIS: https://www.youtube.com/@LabDim https://www.facebook.com/labdimgrupo/ https://www.instagram.com/grupolabdim/

    Endereço - FRUTAL

    UEMG - Unidade Frutal

    Avenida Escócia, 1001
    Bairro Cidade das Águas
    Frutal / MG
    CEP: 38202-436
    FAX: (34) 3423-2727

    • dummy+55 (34) 3423-2700

    • dummy+55 (34) 3423-2733

    • dummy faleconosco@uemg.br

    © 2023 UEMG