Simpósio LGBTQIA+ da UEMG/Frutal trabalha a desconstrução de preconceitos

Na noite da última terça-feira (06), ocorreu na Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Frutal, a abertura do VI Simpósio de Liberdade de Gênero e Diversidade Sexual com uma palestra sobre “Saúde e Sexualidade”.
    O enfermeiro Osmar Felipe Nogueira conversou com os alunos sobre sexualidade, sexo e como as pessoas podem ter um autoconhecimento para descobrir novas formas de lidar com relacionamentos, problemas afetivos e principalmente, sobre as formas de se proteger para não contrair ou ser infectado por uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).
    “O que a gente mais tenta desenvolver no ouvinte é justamente a consciência. É fazer com que ele pense em si, que ele pare e reflita sobre o que pode fazer para ter uma vida mais saudável e tranquila”, destaca.
    Osmar fez questão também de frisar a importância do uso do preservativo. “Nós precisamos que as pessoas se conscientizem sobre o uso do preservativo, pois, ele é o mais eficaz dos métodos contraceptivos. E quanto mais a gente puder incentivar as pessoas a pararem, pensarem, refletirem sobre a utilização dele, melhor será para todos. O preservativo é gratuito e ofertado no Sistema Único de Saúde-SUS.”, afirma.
    A organizadora do evento, Ana Beatriz do Amaral Souza, destacou que Osmar trabalhou bastante a questão da sexualidade e da saúde porque é uma vivência que ele tem com o coletivo que ele é vice-presidente na cidade de Ribeirão Preto-SP. “Foi uma roda de conversa para orientar e conscientizar toda a comunidade acadêmica e o município de Frutal sobre a importância de prevenção a ISTs. Esse é o intuito principal do simpósio, trazer debate, reflexão e desconstruir preconceitos para que todos possam entender melhor como funciona a comunidade LGBTQIA+ e se desfazer do que trazem consigo mesmo”, destaca.
    A professora e organizadora do evento, Cristina Veloso, acompanhou a palestra e elogiou a iniciativa. “Foi brilhante! Nos impactou positivamente porquê o palestrante é jovem e tem uma didática invejável. Trouxe uma perspectiva de saúde e sexualidade das doenças e das infecções de uma forma fácil de ser entendida, o que eu tenho certeza que esclareceu muita coisa para os nossos alunos”, salienta.
    Cristina comentou ainda que questões que antes eram tabus, hoje estão sendo esclarecidas. “A ideia do evento é exatamente essa, trazer a discussão e o diálogo. O aluno precisa desmistificar e aprender a falar e tirar as dúvidas pois, assim, poderíamos evitar muitas coisas ruins. Alcançamos bem o objetivo do evento, a ideia é alcançar o máximo de pessoas possíveis e fazer isso de forma incrível, como aconteceu nesse evento”, comemora.
    As pessoas interessadas na prevenção de ISTs residentes na cidade de Frutal podem procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), um serviço de saúde púbica que realiza orientações voltadas para as IST, HIV, Sífilis, Hepatites B e C, bem como oferece Testes Rápidos para estes agravos, resguardando o Sigilo, a Confidencialidade e o Respeito às diferenças. O mesmo se localiza na Rua Prudente de Morais, 643 – no Centro da cidade de Frutal-MG.

Endereço - FRUTAL

UEMG - Unidade Frutal