Projeto na UEMG Frutal foi apresentado em Brasília-DF

O projeto “Produção de cosmético natural a partir da babosa (Aloe Vera) - Creme dental BABOGATE”, desenvolvido pelos alunos João Paulo A. Soares, Guilherme S. Devesa e Adrielly da Silva, do ensino médio, orientados pelas professoras Daniela de Lima A. Rodrigues e Marielza F. Silva, todos da E. E. Maestro Josino de Oliveira, do município de Frutal-MG, foi selecionado para compor o grupo de 40 projetos apresentados na “3ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências” (https://mostranacional.com.br/ ), que ocorreu em Brasília-DF nos dias 21 a 25 de novembro de 2022. A Mostra reúne projetos desenvolvidos por estudantes da educação básica sob orientação de seus professores e que foram apresentados em feiras e mostras científicas fomentados por editais do CNPq/MCTI entre os anos de 2020 e 2022.

O projeto foi premiado na “II Feira de Ciências da UEMG Frutal: estimulando inovações na educação”, realizada em 2021 nas dependências da UEMG Frutal e coordenado pelo Prof. Dr. Gustavo Gravatim. Uma das premiações foi a oferta de bolsa de Iniciação Científica Júnior fomentada pelo CNPq com o intuito de realizar a continuidade do desenvolvimento do projeto, sob orientação dos professores: Dra. Taís Corrêa e Me. Fábio Rodrigues, além do envolvimento dos discentes de graduação Laiane P. Rocha e José Otávio J. Rodrigues, todos da UEMG Frutal.

O aluno João Paulo e a Profa. Daniela, representaram o projeto na 3ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências, apresentando o trabalho tanto de forma oral quanto em formato de banner, além de participarem de atividades síncronas e assíncronas do evento, que foi transmitido ao vivo nas plataformas do Youtube e Instagram do CNPq.

A Feira de Ciências da UEMG Frutal é uma atividade desenvolvida por professores e estudantes da universidade, que compõem o Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Ciências da Natureza (NUPEEC), grupo de pesquisa registrado no CNPq. A Feira foi desenvolvida em 2019 e em 2021, sempre com participação de estudantes e professores de ensino básico das redes pública e privada de educação, e conta com a oferta de atividades diversificadas de popularização da ciência e capacitação docente, visando a melhoria da qualidade da educação e maior integração da comunidade com a universidade.

Endereço - FRUTAL

UEMG - Unidade Frutal