Abruem lança chamada para o Programa de Mobilidade Nacional

A Câmara de Internacionalização e Mobilidade da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais - ABRUEM, no uso de suas atribuições acadêmicas e administrativas, objetivando a chamada do Programa de Mobilidade Nacional, em parceria com as Instituições de Ensino Superior (IES) Estaduais e Municipais, torna público aos estudantes de graduação da UEMG a vagas ofertadas, os cursos e prazos para as candidaturas do primeiro semestre de 2023.
    O PMN tem como objetivo promover o intercâmbio de estudantes de graduação das instituições públicas estaduais e municipais afiliadas à Abruem, dentro do âmbito dos estados da federação. A oportunidade de vivenciar diferentes métodos pedagógicos e didáticos, conhecer diferenças e costumes regionais, participar de atividades estudantis complementares e adentrar em projetos de extensão e pesquisa em diferentes centros educacionais distribuídos em todo o território nacional são significativos para ampliar as dimensões de formação do estudante brasileiro e colaborar para o desenvolvimento regional e nacional.
    Pré Requistos:
    i. Estar devidamente matriculado na instituição;
    ii. Não estar cursando o primeiro ou o último período;
    iii. Os cronogramas letivos dos cursos das duas universidades devem ser compatíveis;
    O candidato à mobilidade acadêmica precisa enviar ou entregar os seguintes documentos:

a) Declaração de Matrícula, atualizada e expedida pela secretaria acadêmica constando a média geral;
    b) Histórico Acadêmico, contendo as disciplinas já cursadas e as em curso. Caso no Histórico não constem as disciplinas em curso, uma declaração deve ser emitida pela universidade e acompanhar o Histórico;
    c) Plano de Estudos (PE),(anexo), devidamente preenchido e assinado pelo acadêmico e pelo Coordenador(a) de curso IES de origem. Caso o Coordenador necessite das Ementas de Disciplinas ou outras informações deverá acessar um dos meios de contato informados no item 6;
    d) Carta de Recomendação, emitida pelo departamento, setor ou coordenação responsável pela mobilidade acadêmica na universidade do candidato (documento emitido pela AICI)
     É imprescindível que a cópia digitalizada da documentação acima esteja legível. Caso o candidato seja aceito na mobilidade, deverá apresentara documentação original ao departamento de mobilidade acadêmica antes do início do período letivo informado.
    A relação das Universidades participantes e dos cursos disponíveis está disponível no edital em anexo.

Prazo limite para Inscrição: 9 Novembro

Endereço - FRUTAL