Faculdade de Educação | Pedagogia em ambientes diversos é tema de atividades

Ao longo do primeiro semestre, as Atividades de Integração Pedagógica (AIP) do Núcleo Formativo NFVC, da Faculdade de Educação (FaE) - Campus BH, enfocaram o trabalho do pedagogo nos espaços não escolares, a gestão dos processos pedagógicos nos diferentes espaços de atuação desse profissional, com destaque para suas práticas pedagógicas dentro e fora da escola.

No último dia 05, trazendo uma experiência de uma escola com práticas inovadoras e de sucesso, o Núcleo recebeu a palestra 'Pedagogia e suas abordagens: Escola da Serra' ministrada pelo diretor daquela instituição, Sérgio Godinho. A Escola da Serra propõe um projeto educacional ousado, que busca formas diferenciadas de fazer educação, segundo seu diretor. "Uma escola na qual os alunos estudam intensamente e, em decorrência da forma como se organizam as atividades diárias, desenvolvem a iniciativa, a independência, a habilidade de pesquisa, a autonomia, a responsabilidade e a solidariedade”, defendeu Sérgio.

Com o objetivo de conhecer experiências de atuação do pedagogo diferenciadas, também em junho (no dia 04), durante as aulas integradas das disciplinas ‘Gestão da Escola na Educação Básica’ e ‘Pedagogia e sua Multidimensionalidade’, o NFVC teve a visita da Equipe do Educativo do Museu de Artes e Ofícios (MAO): Flávia Lumena Queiroz Bittar, Marília Rodrigues Alves de Souza e Thiago Ferreira de Oliveira. Além de apresentarem as potencialidades educativas que o MAO oferece, a partir do seu acervo, seus projetos e a dinâmica das atividades, os palestrantes descreveram as funções do Pedagogo no museu, elucidando o papel deste profissional, com o tema 'A atuação do Profissional da Pedagogia em Museus', instigando ainda mais o interesse das estudantes por conhecer mais este espaço de disseminação cultural e campo fértil de atuação do pedagogo.

Em maio (dia 22), o Núcleo Formativo participou do evento 'Reflexão da Ação do Pedagogo' com a Mesa Redonda 'Atuação do Pedagogo no Espaço Não Escolar'. A Mesa atividade teve o objetivo de discutir o papel do pedagogo em espaços não escolares, trazendo estudos e experiências vivenciadas no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, com Nilzilene Lucindo, responsável no espaço por uma ação extensionista para formação de pedagogos; no Hospital da Baleia, com Macilene Ribeiro, pedagoga na instituição durante sete anos – e professora da FaE-UEMG assim como Nilzilene; e no sistema prisional, contando a participação de Karol Amorim, pedagoga na penitenciária José Maria Alkmim (Ribeirão das Neves/MG) e também pesquisadora do Observatório Nacional do Sistema Prisional (ONASP/UFMG).

Endereço - Educação

UEMG - Unidade Educação