Entre os dias 23 de junho e 14 de julho de 2025, a Faculdade de Educação da UEMG tem a honra de receber a professora Maria Manuela Martinho Ferreira, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal), como professora visitante do Programa de Pós-graduação em Educação e Formação Humana (PPGE).
Especialista em práticas educativas na infância, a professora portuguesa desenvolverá a proposta “Perspectivas teórico-conceituais e ético-metodológicas em contextos de construção do conhecimento com/sobre crianças na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental”. A visita se insere nas ações do grupo de pesquisa GEPICE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Infância(s), Crianças e Educação, coordenado pela profa. Ana Paula Braz Maletta, e se articula com a linha de pesquisa “Processos educativos na educação básica”, fortalecendo o trabalho da área de formação docente.
Durante a sua estadia, estão previstas várias atividades formativas e acadêmicas: uma aula conjunta entre os programas de pós-graduação da UEMG e do Instituto Federal Catarinense sobre questões éticas e metodológicas em pesquisas com crianças; o minicurso “Raízes com sentido: práticas pedagógicas reflexivas, profissionais da educação infantil transformadores”; e uma aula na disciplina de Metodologia de Pesquisa, ministrada pelo prof. José Eustáquio de Brito, sobre a produção do conhecimento nas Ciências Sociais e na Educação. Além disso, serão realizadas reuniões com grupos e linhas de pesquisa.
A iniciativa, fomentada pela FAPEMIG no âmbito do Projeto de Consolidação da Internacionalização - Chamada 009/2023, é parte de um esforço de cooperação internacional, que estreita os laços entre instituições e promove a circulação de saberes entre comunidades acadêmicas do Brasil e de Portugal.“É uma alegria imensa receber a profa. Manuela aqui. Essa troca é muito rica para todos nós e fortalece os estudos que desenvolvemos com e sobre crianças, tanto no PPGE quanto no GEPICE. A visita dela amplia nossos horizontes e aprofunda a parceria com a Universidade do Porto de forma muito afetiva e potente”, afirmou a profa. Ana Paula Braz Maletta, coordenadora do GEPICE e do PPGE.
Essa experiência reafirma o compromisso da FaE UEMG com a internacionalização e com a produção coletiva de conhecimento em diálogo com diferentes culturas e perspectivas pedagógicas.