A 29ª edição do projeto UEMG na Cena foi transmitida ao vivo no dia 29 de maio pelo YouTube, marcando o início das atividades em 2025. O evento discutiu o filme A Mulher Rei e contou com a participação da professora e pesquisadora Rogéria Cristina Alves, da Faculdade de Educação da UEMG. A obra, ambientada em 1823, retrata o exército feminino Agojie, liderado por Nanisca, responsável por proteger o reino de Daomé, na África Ocidental.
Durante a análise, a professora destacou a importância do ensino da História da África nas escolas e em outros espaços educativos, além de promover reflexões sobre gênero e o protagonismo de mulheres negras. O público interagiu ativamente pelo chat, e uma turma do curso de Pedagogia participou presencialmente da atividade na FaE/UEMG, acompanhada pela professora Magda Guadalupe.
O projeto, criado em 2021, é coordenado pelas professoras Amanda Tolomelli Brescia e Aline Choucair Vaz e tem como proposta a análise de filmes com foco educativo. As transmissões contam com intérpretes de Libras, promovendo acessibilidade. A programação pode ser acompanhada pelas redes sociais e pelo canal do projeto no YouTube.