No dia 29 de maio, às 9h, o auditório da Faculdade de Educação da UEMG (FaE), localizado na Av. Prudente de Morais, 444 (térreo), será palco do evento “Boas práticas pedagógicas antirracistas em escolas de educação infantil e anos iniciais”, com a apresentação especial do projeto “O conto que as caixas contam”. A atividade é gratuita e contará com emissão de certificado para os participantes.
A iniciativa é uma promoção do Programa Egbara Wa de Pesquisa e Extensão, que tem como missão valorizar saberes ancestrais e comunitários em articulação com o conhecimento acadêmico. O nome do programa, de origem iorubá, significa “nosso conhecimento, nosso território e nossas coisas”, evidenciando seu compromisso com epistemologias decoloniais e com a democratização das práticas educativas.
O evento integra as ações dos Projetos de extensão “Educação para as relações étnico-raciais na educação infantil, nos anos iniciais" e a "Formação do leitor literário em obras africanas e afrobrasileiras”, voltados para professores e professoras da educação básica, estudantes de Pedagogia e mediadores de leitura. As propostas buscam fomentar práticas pedagógicas antirracistas e intensificar o cumprimento da lei 10639/03.
Segundo a professora Santuza Amorim, coordenadora dos respectivos projetos e do evento, “investir na mediação de obras da literatura afro-brasileira infantil e juvenil é fundamental para a formação de leitores e leitoras críticos, capazes de reconhecer e valorizar a diversidade racial desde a infância”. Ela destaca que o evento pretende também ser uma resposta à urgência de combater o racismo estrutural na escola e na sociedade, por isso a necessidade de visibilizar as boas práticas educativas.
A apresentação do projeto “O conto que as caixas contam” promete ser um dos pontos altos do encontro, trazendo uma experiência lúdica e potente de narração e mediação de leitura baseada em elementos visuais e simbólicos da cultura afro-brasileira.
O convite está aberto a todos os interessados em fortalecer uma educação comprometida com a equidade racial e a valorização das infâncias negras.
Serviço:
Evento: Boas práticas pedagógicas antirracistas em escolas de educação infantil e anos iniciais
Data: 29 de maio
Horário: 9h
Local: Auditório da FaE/UFMG – Av. Prudente de Morais, 444 (térreo)
Certificado: Haverá emissão para os participantes
Promoção: Programa de Pesquisa e Extensão Egbara Wa
Apoio: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Relações Étnico-Raciais (NEPER/UEMG/CNPQ)