FaE e FaPPGeN recebem o encerramento do ano letivo do projeto Pleno Viver

No último dia 28 de novembro, as Unidades Acadêmicas FaE e FaPPGeN foram palco do grandioso encerramento do ano letivo do Projeto Pleno Viver . Um evento marcante que reuniu talento, cultura e resistência.

As luzes do Teatro vozes negras brilharam intensamente com as magníficas apresentações do grupo palavra, papel e palco, sob a habilidosa direção de Wenceslau Coimbra. O palco se transformou em um mosaico de vozes, um tributo emocionante aos poetas negros que moldaram a história cultural do Brasil. Nomes como Adão Ventura, Craveirinha, Ondijak, Jorge de Lima, Carolina de Jesus, Conceição Evaristo, Machado de Assis e Cartola foram entrelaçados em uma narrativa teatral que ecoou o sofrimento e a resiliência dos antepassados negros na formação da identidade brasileira.

Um destaque especial foi a cena curta da peça "Apareceu a Margarida" de Roberto Athayde, uma obra que desafiou a ditadura brasileira há mais de 40 anos. O ator convidado, Thiago Freitas, deu vida ao monólogo que apresenta Dona Margarida, uma professora que personifica as complexidades e contradições humanas. O cenário, uma sala de aula, convidou a plateia a se tornar parte integrante da história, representando alunos ávidos por conhecimento.

Para encerrar com chave de ouro, o coral, sob a regência do Maestro Eduardo Fonseca, trouxe harmonia e emoção ao ambiente, elevando a experiência cultural a um patamar sublime.

Foi uma noite memorável, onde o talento artístico e a expressão cultural se uniram para celebrar a diversidade e resgatar a riqueza da herança negra. O Projeto Pleno Viver, sob coordenação de Vania Aparecida de Jesus, encerra o ano com a certeza de que a educação e a cultura são ferramentas poderosas para a construção de um futuro mais inclusivo e igualitário.

Agradecemos a todos que participaram e contribuíram para o sucesso deste evento extraordinário. Que a arte continue a ser uma ponte para a compreensão e respeito mútuo. Até o próximo ano letivo, cheio de novas experiências e aprendizados enriquecedores!

#PlenoViver #Cultura #Educação #Diversidade

Endereço - Educação