Primeira turma de Doutorado em Artes inicia atividades com Aula Magna de destaque

A celebração dos 10 anos de criação do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) foi marcada por um momento histórico: o início das aulas da primeira turma do curso de doutorado em Artes. O evento, realizado na última quarta-feira (18/9), no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, contou com uma Aula Magna proferida pelo professor Martin Grossmann, da Universidade de São Paulo (USP).

Com o tema "Novos passados e futuros possíveis: Interculturalidade, descentramento e participação nas artes e na cultura", Grossmann conduziu um debate que reuniu estudantes, docentes e representantes da UEMG. O encontro proporcionou reflexões sobre os caminhos das artes no contexto atual, com foco na diversidade cultural e nas novas possibilidades de diálogo entre passado e futuro no campo artístico.

O evento contou com a presença da Reitora da UEMG, Lavínia Rosa Rodrigues, da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Vanesca Korasaki, além dos diretores das duas unidades acadêmicas que integram o PPGArtes: a Escola Guignard e a Escola de Música. Para a Reitora Lavínia, o doutorado em Artes representa um avanço significativo para a UEMG e reflete o compromisso da instituição com a excelência e o fortalecimento da pesquisa no estado de Minas Gerais.

A pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Vanesca Korasaki, destacou que o curso de doutorado é mais um passo na consolidação da UEMG como referência em pesquisa e inovação tecnológica, especialmente no campo das artes. Nos últimos seis anos, a instituição ampliou 6 para 14 a oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu (8 novos cursos). " Estamos fortalecendo nosso papel na produção de conhecimento artístico e na formação de pesquisadores que irão transformar o cenário cultural e acadêmico do país, impulsionando a pesquisa nas artes como ferramenta de inovação e crítica", destacou Korasaki.