1) Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UEMG: composta por alunos e professores, tem como objetivos ser um laboratório de prática do repertório sinfônico e apresentar concertos para a comunidade.
2) Banda Sinfônica da Escola de Música da UEMG: composta por alunos e professores, tem como objetivo o aprendizado e apresentações de obras do estilo de banda de sopros, em espaços acadêmicos e culturais da capital e interior de Minas Gerais.
3) Big Band da Escola de Música da UEMG: composta por alunos e professores, é um laboratório de estudos de obras do gênero Big Band, apresentando-se para comunidade em geral em espaços acadêmicos e culturais da capital e interior de Minas Gerais.
4) Grupo de Música Antiga: formado por alunos que pesquisam, ensaiam e apresentam obras dos séculos XVI e XVII para instrumentos e vozes. O grupo também trabalha repertório extraído de acervos dos quais a ESMU tem a guarda, realizando uma interface entre pesquisa e ensino.
5) Grupo de Choro: este grupo teve sua origem em 2004, com a entrada de alunos “chorões” para o Curso de Licenciatura da ESMU. Desde então, o número de adeptos ao estilo foi crescendo, culminando com a implantação da atividade como disciplina optativa, no ano de 2010. O encontro semanal é realizado no espaço aberto do pátio da Escola, mantendo a tradição da execução do choro ao ar livre. O Grupo vem se apresentando em eventos realizados dentro da ESMU e em locais diversos.
6) Grupo Experimental de Ópera (GEO): formado por alunos e ex-alunos da Escola de Música da UEMG e de outras escolas da capital, tem como objetivos trabalhar musical e cenicamente árias de óperas e fazer apresentações para a comunidade da capital e interior de Minas Gerais, explorando este repertório pouco difundido.
7) Coro de Extensão: com média de 25 membros, oferece a prática do canto coral para a comunidade da Escola de Música e de Belo Horizonte em geral. O coro prepara repertório variado e realiza apresentações públicas.
8) Coro de Funcionários: criado em 2006, é composto por funcionários da Escola de Música e tem como objetivo oferecer aos servidores a oportunidade da experiência musical em conjunto.
9) Camerata de Violões: foi criada em 2016 com o intuito de promover a vivência e a prática instrumental em grupo, integrando não só alunos dos cursos de graduação (Bacharelado e Licenciatura), como também alunos egressos, professores e violonistas convidados.
10) O Grupo de Contrabaixo da Escola de Música da UEMG: formado por alunos, professores e ex alunos, é um projeto de extensão orientado pelos professores Valdir Claudino e Marcelo Cunha. Durante o ano letivo, o grupo de contrabaixo tem uma aula ensaio por semana sob a orientação dos professores Valdir e Marcelo onde o repertório é ensaiado e estudado. Esta prática musical em grupo oferece ao aluno a oportunidade de aprimorar sua musicalidade e técnica ao mesmo tempo. Um laboratório para o aluno que tem como objetivo tocar em grupos, seja orquestra sinfônica, música de câmara ou orquestras menores.
11) Orquestra de Extensão da Escola de Música da UEMG: A orquestra de extensão foi criada com a finalidade de proporcionar o desenvolvimento musical dos alunos e diletantes da música através da prática em conjunto. Como projeto de extensão tem o ideário de integrar o fazer musical, a escola e a comunidade, de forma a ampliar e enriquecer os ambientes artísticos dentro do contexto escola/sociedade.