Escola de Música da UEMG celebra seus 70 anos de atividade

Comemorada no mês de maio, data integra calendário de aniversários da Universidade do Estado de Minas Gerais

A Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (ESMU/UEMG) completa, no mês de maio, sete décadas dedicadas ao estudo, ensino e difusão da música erudita em Belo Horizonte. Para marcar essa data, a Unidade Acadêmica prepara um calendário contendo diversas atividades ao longo deste ano.

Somente no primeiro semestre grupos musicais da Escola voltados para a difusão e estudo de ópera, chorinho, canto, contrabaixo, flautas doces, saxofones, entre outros, ressoarão em espaços culturais de Belo Horizonte e Sabará, totalizando quase 30 atividades, entre concertos e apresentações, sempre gratuitas e abertas ao público interessado.

A celebração tomará ar de grande solenidade na próxima sexta-feira, dia 17 de maio, quando será realizada uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica da Escola no teatro da Biblioteca Pública Estadual, em Belo Horizonte, com um repertório exclusivo, composto tanto pelo corpo docente ao longo de sua história, como também por obras de compositores brasileiros de diversos períodos históricos, cujas partituras se encontram sob a tutela da ESMU/UEMG.

Além da apresentação, a noite contará também com a cerimônia de entrega do título de Professor Emérito a três docentes que dedicaram uma vida de trabalho à Escola de Música, os professores Nelson Salomé de Oliveira, Paulo Sérgio Malheiros dos Santos e Rogério Bianchi Brasil, que atuaram tanto para a formação de inúmeros profissionais da área que construíram carreiras relevantes e hoje se apresentam em grandes palcos, quanto na difusão da música clássica junto à comunidade em inúmeras ações de pesquisa e extensão.

Os eventos previstos para o segundo semestre, além de informações sobre a história da Escola, poderão ser acompanhados diretamente na página eletrônica da instituição e pelo seu perfil no Instagram @escolademusica.uemg.

Programe-se*

17/05 – 19h30 – Orquestra Sinfônica – Teatro da Biblioteca Pública – Belo Horizonte/MG

26/05 – 11h – Grupo de Choro – Teatro da Biblioteca Pública – Belo Horizonte/MG

29/05 – 12h30 – Grupo de Saxofones – Conservatório da UFMG – Belo Horizonte/MG

07/06 – 19h30 – Grupo Pandora – Teatro Municipal – Sabará/MG

* O calendário completo pode ser consultado na página eletrônica e redes sociais da ESMU/UEMG

Histórico

Embora integre a UEMG desde os anos iniciais de sua criação, no início da década de 1990, a trajetória da Escola de Música é mais antiga, datando de 1954, quando à época integrava a Universidade Mineira de Arte – Fundação Educacional (UMA), que era composta então pela associação de três instituições: Sociedade Coral, Cultura Artística e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

Em 1963, transformou-se em Fundação (FUMA) e passou a integrar o rol dos serviços públicos estaduais, agregando-se à Secretaria de Estado do Trabalho e Cultura Popular.

Para homenagear um dos maiores artesãos da história do país e de Minas Gerais, na década de 1980 passou a se denominar Fundação Mineira de Arte Aleijadinho.

Em 1990 optou por ser incorporada à recém-criada Universidade do Estado de Minas Gerais, instituição na qual se encontra vinculada até os dias atuais.

Ano de celebrações

Para além de sua profícua atuação na área da Música, exemplificada pelos 70 anos completos por sua Escola de Música neste ano, outras datas tornam o ano de 2024 dignos de grande celebração para a Universidade do Estado de Minas Gerais.

Além dos 35 anos da própria Universidade a serem comemorados em setembro, já houve no mês de fevereiro os 80 anos da Escola Guignard, referência nacional no estudo em Artes Plásticas.

E por falar em referência em sua área de atuação, a Escola de Design também completa este ano seus 70 anos de atividades. Completa o ano de festividades a Unidade Acadêmica da UEMG em Diamantina, por sua década de estadualização.

As atividades previstas para essas datas poderão ser consultadas na página eletrônica uemg.br.