Aplicadas provas de habilidades específicas do Vestibular UEMG 2024

Aconteceu, no último fim de semana, a aplicação da prova de habilidades específicas do Vestibular 2024 da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Ao todo, 87 candidatos estiveram presentes na Escola de Música, em busca do sonho de ingressar no ensino superior.

Carlos Eduardo Lopes Oliveira, de 18 anos, é morador de Belo Horizonte e chegou com bastante antecedência. Ele fez a prova para Trompete: “Estudo desde os oito anos e, agora, surgiu o desejo de tocar profissionalmente. Estou ansioso, mas confiante que vou passar”.

Carmem Luzia Martins Rosa, de 22 anos, por sua vez, fez a prova para Violino. Com expectativas em alta, a jovem tem um motivo dentro de sua família para ingressar na UEMG. “Era o sonho do meu avô ter um neto tocando violino. Ele não está mais entre nós, mas tenho certeza que deve estar orgulhoso. Estou ansiosa, mas me preparei para esta prova", disse.vestibulandos uemg

Carlos Eduardo Lopes Oliveira e Carmem Luzia Martins Rosa, candidatos do Vestibular UEMG 2024 (divulgação)

Os malotes contendo as provas chegaram, lacrados, e foram abertos diante de representantes dos estudantes; da MSConcursos, empresa responsável pela organização do vestibular; da UEMG, garantindo a lisura do processo. Os portões foram abertos e fechados com pontualidade tanto no sábado (3/2) quanto no domingo (4/2).

Para o professor Wagno Gomes, o momento atual se apresenta como uma oportunidade para quem deseja ingressar nos cursos de música. "Vejo que, na UEMG, após a pandemia todos estão tendo a oportunidade de estudar, novamente, e se preparar. E, aqui, temos professores muito humanos, de alto nível e muito bem preparados, de modo que os alunos novos podem ter certeza de que serão muito bem recebidos", disse.

Quem pensa parecido é o professor Rodrigo Miranda de Queiroz. Chefe do Departamento de Instrumentos, Canto e Regência da Escola de Música, o docente espera pela aprovação dos estudantes. "Temos sempre grandes expectativas de que venham muitos alunos e estamos de braços abertos para receber, compartilhar, crescer e fazer arte", disse.

Nesta edição do Vestibular UEMG, as provas de habilidades específicas foram aplicadas após a prova de conhecimentos gerais. Para a vice-diretora da Escola de Música, professora Gislene Costa, a decisão foi acertada. "Tivemos uma maior procura também por oferecer o bacharelado com habilitação em Música Popular. Este ano, tivemos uma diversidade maior de candidatos em variados instrumentos e também estamos com grande expectativas para o novo prédio, que teremos em breve, com melhor estrutura para receber ainda melhor os novos alunos", contou.

A divulgação do resultado das provas de habilidades específicas do Vestibular 2024 da UEMG será publicado no site do Vestibular, nesta terça-feira (6/2). O resultado final da etapa será divulgado no dia 16 de fevereiro; confira, aqui, o cronograma completo.