- APRESENTAÇÃO
- PERÍODO DE REALIZAÇÃO
- TEMA
- OBJETIVOS
- ÁREAS DO CONHECIMENTO
- PÚBLICO ALVO
- INSCRIÇÕES
- FORMAS DE PARTICIPAÇÃO
- MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
- MINICURSOS
- PALESTRAS E MESAS REDONDAS
- ATIVIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS
- CRONOGRAMA
- ORIENTAÇÕES GERAIS
- REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO
- AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
- PROGRAMAÇÃO
- PREMIAÇÕES
- CERTIFICADOS
- LOGOMARCA DO EVENTO
- DISPOSIÇÕES GERAIS
- COMISSÃO ORGANIZADORA DO 25º SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO
O 25º Seminário de Pesquisa e Extensão (P&E), promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), ocorrerá de forma híbrida (on-line e presencial).
O evento visa à integração da pesquisa, da extensão e dos cursos de graduação e pós-graduação da UEMG, bem como da comunidade externa.
A 25ª edição será organizada por meio de atividades integradoras, nas seguintes modalidades: comunicações orais; apresentação de banners, atividades de apresentações artísticas e culturais, minicursos.
Dias 21, 22 e 23 de novembro de 2023.
A 25º edição do Seminário P&E destaca o papel da Universidade na construção de um futuro promissor ao investir no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na promoção regional. A educação impulsiona a economia local, cria oportunidades de emprego e promove o crescimento sustentável, contribuindo para promoção da inclusão social e para um futuro mais verde.
O Seminário de Pesquisa e Extensão (P&E) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) tem como objetivos:
- Promover a publicização das pesquisas e das atividades extensionistas desenvolvidas na Universidade;
- Propiciar a circulação e o compartilhamento de conhecimentos;
- Estimular a investigação científica e a produção acadêmica;
- Impulsionar a divulgação do conhecimento produzido na UEMG;
- Desenvolver a interlocução com outras instituições de ensino superior e com as comunidades de diferentes regiões do Estado.
- Ciências Exatas e da Terra
- Ciências Biológicas
- Engenharias
- Ciências da Saúde
- Ciências Agrárias
- Ciências Sociais Aplicadas
- Ciências Humanas
- Linguística, Letras e Artes
- Docentes da educação básica e superior.
- Discentes de graduação e pós-graduação.
- Pesquisadores e extensionistas em geral.
- Comunidade interessada em geral.
- As inscrições são gratuitas e estarão abertas para a submissão de trabalhos de 11 de setembro a 02 de outubro de 2023, conforme cronograma, devendo o trabalho ser submetido uma única vez pelo (a) apresentador (a) do trabalho ou pelo (a) orientador (a).
- As inscrições para participação sem apresentação de trabalhos são gratuitas e estarão abertas de 11 de setembro a 21 de novembro de 2023, conforme cronograma.
- Para todas as formas de participação, as inscrições serão realizadas por meio da aba INSCRIÇÕES do site.
- A Comissão Central e a Comissão Organizadora do 25º P&E não se responsabilizará por dados cadastrados incorretamente no Formulário de Inscrição e nem por falhas técnicas ou operacionais que, por ventura, possam ocasionar dificuldade de acesso aos mesmos.
- Com apresentação de trabalho:
- Discentes de Graduação da UEMG contemplados (as) com bolsa de Iniciação Científica*;
- Discentes de Graduação e Pós-Graduação da UEMG, regulamente matriculados (as);
- Docentes/Pesquisadores (as) da UEMG contemplados com bolsa BPO**;
- Docentes/Pesquisadores (as) ou extensionistas da UEMG;
- Docentes/Pesquisadores (as) ou extensionistas de outras Instituições.
Observação:
- *Deverão apresentar trabalho de forma presencial, conforme Quadro 1, discentes de Graduação da UEMG contemplados (as) com bolsa de Iniciação Científica, concedida no âmbito do Edital:
- 11/2022 PAPq/UEMG;
- 03/2022 PIBIC/UEMG/CNPq;
- 05/2022 PIBITI/UEMG/CNPq;
- 07/2022 PIBIC AF/UEMG/CNPq
- 06/2022 PIBIC/UEMG/FAPEMIG;
- 08/2022 PIBIC/UEMG/FAPEMIG;
- 09/2022 PIBIC-JR/UEMG/FAPEMIG e
- 12/2022 PIBIC-JR/ FAPEMIG/UEMG.
- **Deverão apresentar trabalho de forma presencial, conforme Quadro 1, docentes da UEMG contemplados (as) com Bolsa de Professor Orientador (BPO) concedida no âmbito do Edital 11/2022 PAPq/UEMG, ou realizar avaliação de resumos e/ou banners ou ainda propor minicursos.
- Docentes contemplados (as) com Bolsa de Produtividade em Pesquisada deverão propor atividades individuais ou em grupo de docentes, tais como: palestras, mesas redondas, minicursos, atividades culturais, rodas de conversa, entre outros.
- Sem apresentação de trabalho:
- Discentes de Graduação e Pós-Graduação da UEMG, regularmente matriculados (as);
- Docentes/Pesquisadores (as) ou extensionistas da UEMG;
- Discentes e Docentes/Pesquisadores (as) ou extensionistas de outras Instituições.
MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
A modalidade de apresentação deve estar de acordo com o Quadro 1
Unidade Acadêmica | Trabalhos de Pesquisa | Trabalhos de Extensão | ||
Bolsista (apresentação obrigatória) | Não-bolsista | Bolsista | Não-bolsista | |
Escola de Design | Banner | Banner | Banner (presencial) |
Banner (presencial) |
Escola Guignard | Comunicação Oral | Comunicação Oral |
Comunicação Oral (on-line) |
Comunicação Oral (on-line) |
Escola de Música | Comunicação Oral | Comunicação Oral | Comunicação Oral (presencial) | Comunicação Oral (presencial) |
Faculdade de Educação | Comunicação Oral | Comunicação Oral | Comunicação Oral (on-lne/presencial) |
Comunicação Oral (on-lne/presencial) |
Faculdade de Políticas Públicas e Gestão de Negócios | Comunicação Oral | Comunicação Oral | Comunicação Oral (presencial) | Comunicação Oral (on-line) |
Abaeté | Comunicação Oral | Banner | Comunicação Oral | Banner |
Barbacena | Banner | Comunicação Oral | Comunicação Oral | Comunicação Oral |
Campanha | Banner | Comunicação Oral | Banner (presencial) | Comunicação Oral (presencial) |
Carangola | Comunicação Oral | Comunicação Oral | Comunicação Oral (presencial) | Comunicação Oral (presencial) |
Cláudio | Banner | Banner | Banner | Banner |
Diamantina | Comunicação Oral | Comunicação Oral | Comunicação Oral (presencial) | Comunicação Oral (presencial) |
Divinópolis | Comunicação Oral | Banner | Comunicação Oral | Banner |
Frutal | Banner | Comunicação Oral | Banner (presencial) | Comunicação Oral (on-line) |
Ibirité | Comunicação Oral | Comunicação Oral | Comunicação Oral | Comunicação Oral |
Ituiutaba | Banner | Comunicação Oral | Comunicação Oral (on-line) | Banner (presencial) |
João Monlevade | Banner | Banner | Banner (presencial) | Banner (presencial) |
Leopoldina | Banner / Comunicação Oral | Banner / Comunicação Oral | Banner / Comunicação Oral | Banner / Comunicação Oral |
Passos (DOCENTES) | Comunicação Oral | Comunicação Oral | Comunicação Oral (presencial) | Comunicação Oral (presencial) |
Passos (ESTUDANTES) | Banner | Banner | Banner (presencial) | Banner (presencial) |
Poços de Caldas | Banner | Banner | Comunicação Oral (presencial) | Comunicação Oral (presencial) |
Ubá | Comunicação Oral | Comunicação Oral | Comunicação Oral (presencial) | Comunicação Oral (presencial) |
Serão ofertados minicursos, preferencialmente relacionados à temática do Seminário, com quatro ou oito horas de duração, de acordo com o cronograma. Serão aceitas propostas submetidas por docentes da UEMG e/ou discentes dos programas de pós-graduação stricto sensu da UEMG, atendendo ao limite máximo de quatro proponentes.
A submissão de propostas será realizada, exclusivamente, pelo link disponível no site da UEMG, www.uemg.br, e deverá seguir as normas disponíveis no site da UEMG, www.uemg.br.
Serão ofertados palestras e mesas redondas, preferencialmente relacionados à temática do Seminário, com duas ou quatro horas de duração, de acordo com o cronograma. Serão aceitas propostas submetidas por docentes da UEMG e/ou discentes dos programas de pós-graduação stricto sensu da UEMG, atendendo ao limite máximo de quatro proponentes.
A submissão de propostas será realizada, exclusivamente, pelo link disponível no site da UEMG, www.uemg.br, e deverá seguir as normas disponíveis no site da UEMG, www.uemg.br.
ATIVIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS
Serão ofertadas atividades artísticas e culturais preferencialmente relacionados à temática do Seminário, com duração duas ou quatro horas, de acordo com o cronograma. Serão aceitas propostas submetidas por docentes da UEMG e/ou discentes dos programas de pós-graduação stricto sensu da UEMG, atendendo ao limite máximo de quatro proponentes.
A submissão de propostas será realizada, exclusivamente, pelo link disponível no site da UEMG, www.uemg.br, e deverá seguir as normas disponíveis no site da UEMG, www.uemg.br.
Etapa | Data / Prazo |
Inscrições com apresentação de trabalhos |
11 de setembro a 06 de outubro (PRORROGADO) |
Inscrições sem apresentação de trabalhos |
11 de setembro a 21 de novembro de 2023 |
Proposição de minicursos |
18 de setembro a 06 de outubro (PRORROGADO) |
Divulgação dos trabalhos aprovados |
Até 31 de outubro de 2023 |
Divulgação dos minicursos aprovados |
A partir de 06 de novembro de 2023 (ADIADO) |
Inscrição para minicursos |
10 a 16 de novembro de 2023 |
Divulgação do Cronograma Geral do Seminário P&E |
Até 15 de novembro de 2023 |
Realização do 25º Seminário de Pesquisa e Extensão |
21, 22 e 23 de novembro de 2023 |
- Cada proponente poderá submeter até dois trabalhos, como primeiro (a) autor (a);
- A revisão do(s) trabalho(s) é de responsabilidade do(s) autor(es).
- O material aceito para apresentação e/ou publicação será utilizado em sua versão original e não são passíveis de substituição e/ou modificações posteriores;
- Os (As) autores (as) deverão atender aos padrões de ética na pesquisa, bem como para a correção de linguagem.
REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO
- Cada proponente poderá submeter até dois trabalhos, como primeiro (a) autor (a).
- A revisão do(s) trabalho(s) é de responsabilidade do(s) autor(es).
- O material aceito para apresentação e/ou publicação será utilizado em sua versão original e não são passíveis de substituição e/ou modificações posteriores.
- Os (As) autores (as) deverão atender aos padrões de ética na pesquisa, bem como para a correção de linguagem
- Apresentação de trabalho:
- O trabalho deverá ser submetido pelo (a) pelo (a) apresentador (a) ou pelo (a) orientador (a), na Aba INSCRIÇÕES, e seguir as regras para a elaboração de resumos, disponíveis na aba NORMAS do site da UEMG, no formato definido pela Unidade Acadêmica.
- Não serão aceitos trabalhos sem resultados parciais obtidos no desenvolvimento do trabalho.
- Comunicação Oral Presencial ou On-line:
- O trabalho deverá ser submetido pelo (a) docente, na Aba INSCRIÇÕES do Seminário, e seguir as regras para a elaboração de resumos, disponíveis na aba NORMAS do site da UEMG. Não serão aceitos trabalhos sem resultados parciais.
- Cada Sessão Coordenada de Apresentação terá duração média de 2 (duas) horas, contendo, portanto, uma média de 12 (doze) apresentações, sendo o tempo máximo de cada apresentação de 7 (sete) minutos. Deve prever, no máximo, 3 (três) minutos para discussão, somando um total de 10 (dez) minutos.
- As Sessões serão coordenadas por um(a) docente mediador(a), indicado(a) pela Comissão Organizadora do 25º Seminário de Pesquisa e Extensão, com o auxílio dos(as) docentes participantes e de docentes avaliadores(as) das apresentações.
- Apresentações artísticas e culturais:
- Poderão ser propostas apresentações artísticas e culturais por discentes e discentes bolsistas de Extensão; docentes e docentes bolsistas de Extensão e demais pesquisadores.
- O trabalho deverá ser submetido pela aba INSCRIÇÕES do site.
- As atividades artísticas e culturais deverão ter a duração média de 20 minutos.
- Os trabalhos serão analisados por docentes e pesquisadores (as) avaliadores (as) da UEMG e de outras instituições, podendo ser aprovados ou aprovados com ressalvas
A Programação completa do 25º Seminário de Pesquisa e Extensão (P&E) será divulgada até dia 15 de novembro, no endereço www.uemg.br, contendo data, horário e local das atividades.
Na edição do 25° Seminário de Pesquisa e Extensão, estão previstas premiações de trabalho melhor avaliado a bolsistas contemplados (a) com bolsa de Iniciação Científica dos Programas* gerenciados pela PROPPG e pela PROEX, conforme regulamento da Premiação, disponível em Normas.
A premiação se dará da seguinte forma:
- Os 03 (três) melhores trabalhos de cada Programa gerenciado pela PROPPG, receberão a premiação de "Melhor Trabalho".
- Demais trabalhos melhor avaliados receberão a premiação de "Menção Honrosa".
*Programas:
- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC/FAPEMIG/UEMG): Edital 06/2022 PIBIC/UEMG/FAPEMIG e Edital 08/2022 PIBIC/UEMG/FAPEMIG
- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica na modalidade Iniciação Científica Júnior (PIBIC-JR/FAPEMIG/UEMG): Edital 09/2022 PIBIC-JR/UEMG/FAPEMIG e Edital 12/2022 PIBIC-JR/ FAPEMIG/UEMG.
- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC/CNPq/UEMG): Edital 03/2022 PIBIC/UEMG/CNPq.
- Programa de Apoio a Projetos de Extensão (PAEx/UEMG): Edital PAEx 01/2023.
A emissão dos Certificados ocorrerá em até 60 (sessenta) dias após a finalização do 25º Seminário P&E.
É de responsabilidade das Pró-Reitorias a emissão dos Certificados aos discentes e docentes bolsistas vinculados aos seus Programas/Editais.
Com o objetivo de manter a identidade visual do evento, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Pró-Reitoria de Extensão, em parceria com a Assessoria de Comunicação da UEMG, disponibilizam a logomarca do evento e as logomarcas das agências de fomento, que deverão ser incluídas em todo o material utilizado no evento: listas, cartazes, pôsteres, vinhetas de vídeos, aberturas dos eventos culturais e artísticos, entre outros
Dúvidas, sugestão e/ou reclamações deverão ser encaminhadas, de acordo com a sua natureza para a Comissão Organizadora do Seminário.
Para dúvidas, sugestão e/ou reclamações de natureza de atividades de Pesquisa, o endereço eletrônico é: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Para dúvidas, sugestão e/ou reclamações de natureza de atividades de Extensão, o endereço eletrônico é: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
COMISSÃO CENTRAL
Prof. Moacyr Laterza Filho
Pró-Reitor de Extensão
Profª Vanesca Korasaki
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação
EQUIPE TÉCNICA PARA ORGANIZAÇÃO DO 25º SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO
Prof. Frederico Cordeiro Martins
Unidade Acadêmica Abaeté
Prof. Pedro Henrique Nascimento Zanon
Unidade Acadêmica Diamantina
Prof. Michael Jackson de Oliveira Andrade e Janaína Visibelli Barros
Unidade Acadêmica Divinópolis
Profa. Esther Regina de Souza Pinheiro
Unidade Acadêmica Passos