Contraste |
| |

    24º Seminário P&E

    Regulamento Geral

     

     

    24º Seminário de Pesquisa e Extensão (P&E), promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), ocorrerá de forma híbrida (on-line e presencial). 

    O evento visa à integração da pesquisa, da extensão e dos cursos de graduação e pós-graduação da UEMG, bem como da comunidade externa. 

    A 24ª edição será organizada por meio de atividades integradoras, nas seguintes modalidades: comunicações orais; apresentação de banners, atividades de apresentações artísticas e culturais, minicursos.

     

    PERÍODO DE REALIZAÇÃO

    Dias 22, 23 e 25 de novembro de 2022.

     

    TEMA

    A 24º edição do Seminário P&E destaca o papel da Universidade no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os quais abarcam diferentes temas relativos aos aspectos ambientais e sociais: enfrentamento dos desafios atuais, busca da erradicação da pobreza, garantia dos direitos humanos, luta contra a desigualdade e injustiça, empoderamento das mulheres e meninas, as ações contra as mudanças climáticas, entre outros importantes.

     

    PÚBLICO ALVO

    • Docentes da educação básica e superior, sendo obrigatória a Comunicação Oral, presencial dos docentes da UEMG contemplados com a Bolsa de Professor Orientador (BPO) do Edital PAPq 01/2022;
    • Discentes de graduação e pós-graduação, sendo obrigatória a apresentação presencial de banner para os bolsistas de graduação da UEMG pelos Editais 01/2021 PIBIC/UEMG/CNPq, 02/2021 PIBIC-AF/UEMG/CNPq, 03/2021 PIBITI/UEMG/CNPq, 05/2021 PIBIC/FAPEMIG/UEMG, Edital PAPq 01/2022;
    • Docentes e discentes de graduação com projetos de extensão em desenvolvimento, financiados pelos Editais PAEX ou PROEX;
    • Pesquisadores e extensionistas em geral.

     

    OBJETIVOS

     O Seminário de Pesquisa e Extensão (P&E) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) tem como objetivos:

    • Promover a publicização das pesquisas e das atividades extensionistas desenvolvidas na Universidade;
    • Propiciar a circulação e o compartilhamento de conhecimentos;
    • Estimular a investigação científica e a produção acadêmica;
    • Impulsionar a divulgação do conhecimento produzido na UEMG;
    • Desenvolver a interlocução com outras instituições de ensino superior e com as comunidades de diferentes regiões do Estado.

     

    ÁREAS DO CONHECIMENTO

    • Ciências Exatas e da Terra 
    • Ciências Biológicas 
    • Engenharias 
    • Ciências da Saúde 
    • Ciências Agrárias 
    • Ciências Sociais Aplicadas 
    • Ciências Humanas 
    • Linguística, Letras e Artes 

     

    INSCRIÇÕES 

    • As inscrições são gratuitas e estarão abertas para a submissão de trabalhos de 07 de outubro a 03 de novembro de 2022, conforme cronograma
    • As submissões devem ser realizadas uma única vez pelo (a) apresentador (a) do trabalho ou pelo (a) orientador (a).
    • As inscrições para participação sem apresentação de trabalhos são gratuitas e estarão abertas de 07 de outubro a 22 de novembro de 2022, conforme cronograma.
    • Para todas as formas de participação, as inscrições serão realizadas por meio de formulário eletrônico, disponível no site da UEMG, uemg.br, devendo o (a) participante preenchê-lo integralmente de acordo com as instruções ali constantes;
    • Comissão Organizadora do 24º P&E não se responsabilizará por dados cadastrados incorretamente no Formulário de Inscrição;
    • No ato da inscrição, o (a) participante deverá informar necessidades específicas, quando houver.

     

    FORMAS DE PARTICIPAÇÃO

    • Com apresentação de trabalho:
      • Discentes de Graduação e Pós-Graduação da UEMG, regulamente matriculados (as);
      • Docentes/Pesquisadores (as) ou extensionistas da UEMG;
      • Docentes/Pesquisadores (as) ou extensionistas de outras Instituições.

            

              Observação

    • Discentes da UEMG contemplados (as) com bolsas de Iniciação Científica, concedidas nos Editais 01/2021 PIBIC/UEMG/CNPq, 02/2021 PIBIC-AF/UEMG/CNPq, 03/2021 PIBITI/UEMG/CNPq, 05/2021 PIBIC/FAPEMIG/UEMG, Edital PAPq 01/2022 deverão, obrigatoriamente, apresentar trabalhos, por meio de Banner presencial.
    • Docentes contemplados com a Bolsa de Professor Orientador (BPO) pelo Edital PAPq 01/2022, deverão, obrigatoriamente, apresentar trabalhos, por meio de comunicação oral presencial.

     

    • Sem apresentação de trabalho:
      • Discentes de Graduação e Pós-Graduação da UEMG, regularmente matriculados (as);
      • Docentes/Pesquisadores (as) ou extensionistas da UEMG;
      • Discentes e Docentes/Pesquisadores (as) ou extensionistas de outras Instituições.

     

    MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

    • Apresentações de banners;
    • Comunicações orais;
    • Apresentações artísticas e culturais.

     

    MINICURSOS 

    Serão ofertados minicursos, preferencialmente relacionados à temática do Seminário, com duas ou quatro horas de duração, de acordo com o cronograma. Serão aceitas propostas submetidas por docentes da UEMG e/ou discentes dos programas de pós-graduação stricto sensu da UEMG, atendendo ao limite máximo de quatro proponentes. 

    A submissão de propostas será realizada, exclusivamente, pelo link disponível no site da UEMG, www.uemg.br, e deverá seguir as normas disponíveis no site da UEMG, www.uemg.br.

     

    CRONOGRAMA 

    Inscrições com apresentação de trabalhos

    07 de outubro a 03 de novembro de 2022

    Inscrições sem apresentação de trabalhos

    07 de outubro a 22 de novembro de 2022

    Proposição de minicursos

    07 de outubro a 03 de novembro de 2022

    Divulgação dos trabalhos aprovados

    18 de novembro de 2022

    Divulgação dos minicursos aprovados

    A partir de 04 de novembro de 2022

    Inscrição para minicursos

    08 a 16 de novembro de 2022

    Realização do 24º Seminário de Pesquisa e Extensão

    22, 23 e 25 de novembro de 2022

      

    ORIENTAÇÕES GERAIS

    • Cada proponente poderá submeter até dois trabalhos, como primeiro (a) autor (a);
    • A revisão do(s) trabalho(s) é de responsabilidade do(s) autor(es).
    • O material aceito para apresentação e/ou publicação será utilizado em sua versão original e não são passíveis de substituição e/ou modificações posteriores;
    • Os (As) autores (as) deverão atender aos padrões de ética na pesquisa, bem como para a correção de linguagem.

     

    REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO 

    • Banner 

    A apresentação de banner será exclusiva para os discentes de Iniciação Científica da UEMG contemplados com bolsas pelos Editais 01/2021 PIBIC/UEMG/CNPq, 02/2021 PIBIC-AF/UEMG/CNPq, 03/2021 PIBITI/UEMG/CNPq, 05/2021 PIBIC/FAPEMIG/UEMG, Edital PAPq 01/2022. 

    O trabalho deverá ser submetido pelo bolsista pelo link disponível no site da UEMG, www.uemg.br, com a anuência do (a) Docente Orientador (a), deverá indicar a coautoria e seguir as regras para a elaboração de resumos, disponíveis no site da UEMG, www.uemg.br. Não serão aceitos resumos sem resultados (parciais ou finais) obtidos no desenvolvimento do trabalho. 

    As apresentações serão presenciais, de acordo com a organização de cada Unidade Acadêmica, podendo ser realizada em Sessões Temáticas ou em Bloco Único, de acordo com o número de bolsistas e logística de cada Unidade.

     

    • Comunicação Oral  

     Comunicação Oral Presencial: exclusiva para Docentes com concessão de Bolsa de Professor Orientador (BPO), do Edital 01/2022 PAPq-UEMG. 

    O trabalho deverá ser submetido pelo docente bolsista pelo link disponível no site da UEMG, www.uemg.br, e seguir as regras para a elaboração de resumos, disponíveis no site da UEMG, www.uemg.br. Não serão aceitos resumos sem resultados parciais obtidos no desenvolvimento do trabalho. 

    Cada Sessão Coordenada de Apresentação presencial terá duração média de 2 (duas) horas, contendo, portanto, uma média de 12 (doze) apresentações, sendo o tempo máximo de cada apresentação de 7 (sete) minutos. Deve prever, no máximo, 3 (três) minutos para discussão, somando um total de 10 (dez) minutos. 

    As Sessões serão coordenadas por um (a) docente mediador (a), indicado (a) pela Comissão Organizadora, com o auxílio dos (as) docentes participantes e de docentes avaliadores (as) das apresentações.

     

    Comunicação Oral On line:

    Serão aceitos trabalhos de discentes bolsistas de Extensão, discentes, docentes e demais pesquisadores. 

    O trabalho deverá ser submetido pelo link disponível no site da UEMG, www.uemg.br. e seguir as regras para a elaboração de resumos, disponíveis no site da UEMG, www.uemg.br. Não serão aceitos resumos sem resultados parciais ou finais obtidos no desenvolvimento do trabalho. 

    As apresentações orais serão organizadas em Sessões Coordenadas de Apresentação e constituirão salas virtuais “temáticas”, agrupadas por áreas do conhecimento, podendo haver salas multidisciplinares. 

    Cada Sessão Coordenada de Apresentação virtual terá duração média de 2 (duas) horas, contendo, portanto, uma média de 12 (doze) apresentações, sendo o tempo máximo de cada apresentação de 7 (sete) minutos, com a previsão de no máximo 3 (três) minutos para discussão, somando um total de 10 (dez) minutos. 

    As Sessões serão coordenadas por um (a) docente mediador (a), indicado (a) pela Comissão Organizadora, com o auxílio dos (a) docentes participantes e de docentes avaliadores (as) das apresentações.

     

    Apresentações artísticas e culturais:

    Poderão ser propostas apresentações artísticas e culturais por discentes bolsistas de Extensão, discentes, docentes e demais pesquisadores. O trabalho deverá ser submetido pelo link disponível no site da UEMG, www.uemg.br, com proposta de atividade artística ou cultural, presencial ou on-line, em forma de resumo.

    Atividades artísticas e culturais presencias deverão ter a duração média de 20 minutos.

    Atividades artísticas e Culturais on-line deverão ter a duração média de 10 minutos.

    As apresentações artísticas e culturais, presenciais e on-line, serão organizadas e/ou produzidas pelas Unidades Acadêmicas da UEMG.

      

    AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS 

    • Os trabalhos serão analisados por docentes avaliadores (as), podendo ser aprovados ou não recomendados.
    • Trabalhos avaliados como “Não Recomendados”, NÃO serão devolvidos aos (às) autores (as) para revisão e alteração;
    • Trabalhos “Não Recomendados” não serão incluídos nos Anais do evento;

     

    PROGRAMAÇÃO 

    A Programação completa do 24º Seminário de Pesquisa e Extensão (P&E) será divulgada em 18 de novembro de 2022, no endereço www.uemg.br, contendo data, horário e local das atividades.

     

    PREMIAÇÕES 

    Os trabalhos de Pesquisa e de Extensão de discentes mais bem avaliados de cada Unidade Acadêmica serão selecionados e convidados a compor a Coletânea de Anais do 24º Seminário de Pesquisa e Extensão. 

    • Para compor a Coletânea, os arquivos deverão ser enviados até o dia 27 de fevereiro de 2023 por meio de formulário eletrônico e seguir as normas para a elaboração, disponíveis na página do Seminário de Pesquisa e Extensão.

     

    CERTIFICADOS 

    Os certificados serão emitidos em até 30 dias após a finalização do 24º Seminário P&E pelas respectivas Pró-Reitorias, sendo o certificado de apresentador emitido somente para o apresentador do trabalho. 

    • Os certificados das apresentações de trabalhos voluntários e dos participantes ouvintes serão emitidos pelas coordenações de Pesquisa e Extensão, de sua respectiva Unidade Acadêmica

     

    LOGOMARCA DO EVENTO

     Com o objetivo de manter a identidade visual do evento, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Pró-Reitoria de Extensão, em parceria com a Assessoria de Comunicação da UEMG, disponibilizarão a logomarca do evento que deverá ser incluída em todo o material (listas, cartazes, pôsteres, vinhetas de vídeos, aberturas dos eventos culturais e artísticos, entre outros).

     

    DISPOSIÇÕES GERAIS 

    Quaisquer dúvidas, sugestões ou reclamações deverão ser encaminhadas à Comissão Organizadora do Seminário, exclusivamente, pelo endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    Os casos omissos neste Regulamento serão analisados pela Comissão Organizadora do Seminário.

     

     Belo Horizonte, 7 de outubro de 2022.

     

     

    COMISSÃO ORGANIZADORA DO 24º SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO

     COMISSÃO CENTRAL

    Prof. Moacyr Laterza Filho
    Pró-Reitor de Extensão

      Profª Vanesca Korasaki
    Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação

    COMISSÕES LOCAIS

     Luiz Henrique Ozanan de Oliveira e Nadja Maria Mourão
    Escola de Design

     Maria Auxiliadora Miguel Jacob e Fernanda Aires Guedes Ferreira
    Faculdade de Educação

     Ulisses Coutinho Amaral e Renata Júlia Cicarini
    Escola de Música

     José Renato Fialho Rodrigues e Ricardo Marques Braga
    Faculdade de Políticas Públicas e Gestão de Negócios

     Daniela Goulart Peres e Domingos Sávio Reale Pereira
    Escola Guignard

     Frederico Cordeiro Martins
    Unidade Acadêmica Abaeté

     Emerson Bastos Lomasso e Elaine Leporati Barroso Faria
    Unidade Acadêmica Barbacena

     Nicole de Santana Gomes e João Batista Teófilo Silva
    Unidade Acadêmica Campanha

     Elizete Oliveira de Andrade e Chistiane Miranda Buthers de Almeida
    Unidade Acadêmica Carangola

     Regina Aparecida de Morais e José Vitor Lemes Gomes
    Unidade Acadêmica Cláudio

     Pedro Henrique Nascimento Zanon e Geraldo Neto
    Unidade Acadêmica Diamantina

     Michael Jackson de Oliveira Andrade e Janaína Visibelli Barros
    Unidade Acadêmica Divinópolis

     Rodrigo Daniel Levoti Portari e Larissa Rodrigues de Azevedo Câmara
    Unidade Acadêmica Frutal

     Camila Palhares Teixeira e Eliane Ferreira de Sá
    Unidade Acadêmica Ibirité

    Allisson Rodrigues Rezende e Marco Miguel de Oliveira
    Unidade Acadêmica Ituiutaba

    Fabiane Leocádia da Silva e Telma Ellen Drumond
    Unidade Acadêmica João Monlevade 

    Inácio Manoel Neves Frade da Cruz e Giselle Braga de Aquino
    Unidade Acadêmica Leopoldina

    Michelle Aparecida Pereira Lopes e Esther Regina de Souza Pinheiro
    Unidade Acadêmica Passos

     Solange Nunes de Oliveira Schiavetto e Willian Campos Amorim
    Unidade Acadêmica Poços de Caldas

     Wescley Dinali e Catarina Costa de Souza
    Unidade Acadêmica Ubá

    © 2024 UEMG