1. Como realizar um projeto internacional?
Professores que desejam desenvolver um Projeto de Pesquisa, Ensino ou Extensão internacional (por se realizar em outros países, ou por se realizar na UEMG, com contribuição de pesquisadores de outros países) devem cadastrar previamente seu Projeto na Assessoria de Relações Internacionais.
O tipo de Projeto não é previamente definido: pode originar-se de editais da UEMG, CAPES, CNPq, FAPEMIG, PAEX, PAPG ou outros. Também pode ser um projeto de iniciativa departamental, e até individual. Sem financiamentos.
Um Projeto internacional inicia-se com a redação do projeto, aprovação no grupo e / ou departamento em que o professor da UEMG esteja lotado, e consequente envio para a Assessoria de Relações Internacionais, para registro.
2. Como fazer pesquisas e projetos internacionais?
É importante apresentar um Plano de Trabalho construído entre os interessados. O mesmo especifica as ações a serem estabelecidas entre as partes, de modo que sejam delimitados o objetivo do projeto em questão, as atividades previstas, as etapas do projeto/cronograma e o financiamento. Não existe modelo único, mas sugere-se que um bom Plano de Trabalho contenha os seguintes pontos:
· Objetivo
· Atividades Previstas
· Cronograma do Projeto
· Supervisão
· Coordenação
· Financiamento
Para mais informações, entre em contato com nossa Asssessoria.