Nota do CONUN reforça necessidade de manter cuidados contra a Covid-19

O Conselho Universitário da UEMG, em reunião realizada nesta quinta-feira (19/5), deliberou sobre a necessidade de reforçar, junto à Comunidade Acadêmica, os cuidados e as medidas para evitar a transmissão da Covid-19 no ambiente acadêmico.

Nota do CONUN/UEMG.

O Conselho Universitário da Universidade do Estado de Minas Gerais, considerando o disposto na Resolução CONUN/UEMG nº 552/2022; o preocupante crescimento de casos de Covid-19; e a reconhecida eficácia dos meios não farmacológicos de prevenção da transmissão de síndromes virais; vem reforçar a necessidade de adoção e manutenção das medidas de prevenção e higiene para que se evite a transmissão do Coronavírus.

Nesse sentido, o Conselho Universitário, recomenda o uso de máscaras nas dependências da Universidade, principalmente em ambientes fechados e com grande concentração de pessoas, como salas de aula e auditórios. O CONUN ressalta que devem ser observados os protocolos sanitários de cada município, sendo que, mesmo quando facultado o uso de máscaras, a medida de prevenção consistente, diante do cenário pandêmico, para a proteção de estudantes, docentes e servidores administrativos, é a manutenção do uso de máscaras.

O CONUN reforça, ainda, a importância de se manterem os espaços abertos e bem ventilados, a frequente higienização das mãos e o uso de álcool em gel 70%.

Em caso de suspeita de contaminação, no que se refere aos servidores da Universidade, aplica-se o disposto na Resolução Conjunta SEPLAG/SES Nº 10.490/2022, recomendando-se o afastamento daquele servidor que apresentar teste positivo para Covid-19 ou sintomas característicos de síndromes respiratórias.

Em relação aos estudantes, recomenda-se que cada caso seja tratado pontualmente pelo respectivo Colegiado de Curso.

Por fim, o Conselho Universitário enfatiza a necessidade da conscientização de toda a Comunidade Acadêmica em relação à vacinação e às medidas de prevenção como estratégias imprescindíveis para a segurança de todas e todos.

Belo Horizonte, 19 de maio de 2022.

Conselho Universitário da Universidade do Estado de Minas Gerais

Nota endossada por comunicado da Direção desta Unidade Acadêmica