"E-book" organizado por professor do curso de Psicologia da UEMG Divinópolis reúne histórias de artistas durante a pandemia de covid-19

Assessoria de Comunicação – UEMG Divinópolis
    Texto: Elvis Gomes | Arte: Diêgo Garcia

Lançado no dia 25/8 do ano passado, durante os eventos em comemoração ao Dia do(a) Psicólogo(a) (27/8) organizados pelo Centro Acadêmico do curso de Psicologia (CaPsi) da UEMG Divinópolis, o "e-book" "Na pandemia faço arte" reúne histórias de artistas de diversas áreas – entre os quais escritoras, costureiras e músicos – durante a pandemia de covid-19. Organizado pelo professor André Amorim Martins, do curso de Psicologia da Unidade, o livro foi produzido em 2022 e integra as atividades do projeto "Na pandemia faço arte". As histórias foram recolhidas pelos estudantes do curso à época Dalila Gotlib Basilio, Jhulya Duarte, João Victor Marques Guedes, Phaloma Lílith Vilaça Silva e Reginaldo Lopes da Silva.

O professor conta, na introdução da obra, que o livro surgiu da sua "inquietação de ofertar algo para o mundo que apresentasse, no meio deste grande problema global, algumas estratégias feitas por pessoas sobre como elas lidaram, de maneira artística, com este conturbado momento da nossa história".

André também fala sobre o processo de estágio dos estudantes: "Metodologicamente, utilizamos como marcador a relação da história de vida com a arte produzida. Não havia questões norteadoras ou questionário fechado. Era um momento destinado aos artistas para falarem das suas histórias, produções, inquietações. Coube ao estudante ser o narrador de cada história. E cada história escrita foi revisada pelo seu proprietário". E complementa: "Como atividade de estágio, realizamos encontros semanais para a gestão das atividades. Neste lugar de supervisor, é sempre uma grande riqueza acompanhar o desenvolvimento dos estudantes neste projeto. Inicialmente, questionamos se teríamos êxito, mas, na primeira semana de divulgação, já tínhamos uma demanda para o nosso projeto. Nas primeiras supervisões, realizamos uma apropriação sobre os encontros sensíveis, a importância de estarmos abertos para os encontros que o mundo oferta e como produzimos linguagens sobre isso".

A produção do livro contou com o apoio da Assessoria de Comunicação. O projeto gráfico e a diagramação foram realizados pela jornalista Isabella Marques, e a capa foi produzida pelo publicitário Diêgo Garcia.

Saiba mais sobre o projeto: https://www.youtube.com/watch?v=QSMKZ6m_NGg&t=172s

Clique aqui e confira o "e-book"