Acolhimento a estudantes é realizado de forma on-line

O acolhimento aos estudantes da Unidade Acadêmica da UEMG em Carangola teve início no dia 05/05 em evento transmitido e disponível no canal da Unidade no Youtube.

A abertura contou com a participação da pró-reitora de graduação, professora Michelle Gonçalves Rodrigues, e da diretora da UEMG-Carangola, professora Andréa Toledo. Ambas deram as boas-vindas a todos e se colocaram à disposição para ajudar no que fosse preciso durante o ano letivo que se inicia.

Abertura01 Abertura02

O evento foi preparado pela comissão de acolhimento composta pelos professores  Andrea Toledo, Silvia Dias e Christiane Miranda, Mauro Franco, Marcos Antônio Coelho, Warllon Barcelos e Alessandro Marques e pelas servidoras Dayane Sousa e Maria Fernanda Godinho. Além dessa comissão, houve a mobilização dos servidores administrativos que se dedicaram a produzir muito do que foi apresentado nos três dias, seja mediando os bastidores ou produzindo e participando dos vídeos apresentados aos estudantes.

Nos três dias, apesar da distância, os estudantes puderam conhecer os funcionários que lidam direta ou indiretamente com as questões acadêmicas, as coordenações de curso, as chefias de departamento, o Núcleo de Assistência Estudantil (NAE), o Núcleo de Estágios (NUE), as coordenadoras de Pesquisa e de Extensão, além das representações estudantis. Conheceram virtualmente também, os espaços físicos, que estão sendo cuidadosa e carinhosamente melhorados e otimizados durante a pandemia.

Para demonstrar a alegria e a vontade de estar a cada dia mais próximos apesar da distância, servidores, estudantes veteranos e professores gravaram vídeos ou se apresentaram ao vivo cantando, tocando, declamando poesias e apresentando exposições on-line.

Segundo dia 03 Segundo dia 01

No último dia, todos foram convidados a participar da Aula Magna com a professora Géssica Guimarães, da UERJ, que tratou do papel da universidade e de uma educação democrática no mundo contemporâneo. Um tema cada dia mais importante em nosso país.

A diretora Andréa encerrou sua fala pedindo a todos que, especialmente nesses tempos em que o distanciamento ainda se faz necessário, “mantenhamo-nos isolados e distantes, mas não deixemos que os laços de acolhida e carinho se afrouxem! Esse será o nosso gesto de resistência!” Na esperança de que esse seja um ano melhor, que a vacina chegue para todos ressaltou ainda seu desejo de “que possamos enfim nos encontrar na UEMG em Carangola”. Como poetizou a ex-aluna Hélen Queiroz, que se apresentou no segundo dia, “é preciso “esperançar”!

Na semana que se inicia os professores dos dez cursos de graduação da Unidade Acadêmica da UEMG em Carangola, se reunirão com os estudantes separadamente. Será mais uma oportunidade de acolhimento aos calouros e aos novos professores.

Aula Magna 01 Aula Magna 02