Contraste |
| |

    UEMG/Carangola recebe aplicação da prova de conhecimentos gerais do Vestibular UEMG 2025

    Neste domingo (12/1), os candidatos aos cursos de graduação oferecidos pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), no Vestibular 2025, realizaram a prova de conhecimentos gerais. Centenas de candidatos compareceram à unidade acadêmica de Carangola para concorrer às vagas oferecidas para os cursos de Administração, Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Serviço Social e Sistemas de Informação. 

    Às 12h30 os portões foram abertos aos vestibulandos, que foram chegando gradativamente, sendo recepcionados na escadaria da Unidade por uma equipe da própria UEMG Carangola, oportunidade em que lhes foram dadas boas vindas e distribuídos bombons com uma mensagem motivadora. Uma equipe da MSConcursos auxiliou os candidatos logo na entrada a encontrarem seu Bloco e suas respectivas salas.

    Os candidatos entravam no prédio da Unidade com o olhar de esperança, sendo perceptível a alegria e o entusiasmo em cada sorriso, e ao mesmo tempo, a inquietude normal antes de uma prova tão importante, que pode-lhes abrir novos caminhos e horizontes. 

    A vestibulanda Isabela Ventura Gonçalves, 18 anos, natural de Faria Lemos, candidata à uma vaga no Curso de Letras, se diz confiante: “Sempre gostei da área de educação e escolhi o curso de Letras por causa de uma professora que eu gostava muito, e ela sempre foi uma inspiração pra mim. Estudei muito e estou muito confiante.”

    Tanisia Siqueira dos Santos, 39 anos, que concorre a vaga no curso de Pedagogia, relatou: “Amo crianças, sempre quis atuar na educação, por isso escolhi Pedagogia.”

    O Vestibular 2025 também foi marcado pela “inclusão” na UEMG Unidade Carangola. O vestibulando Admo Paulo Martins, 48 anos, que tem deficiência física, tenta ingressar em Serviço Social: “Gosto muito de ajudar as pessoas e atuo hoje como voluntário em uma associação. Escolhi tentar essa área para me aprofundar e conseguir ajudar mais ainda.” 

    Rigorosamente às 13h30, o portão da UEMG Unidade Carangola foi fechado, conforme previsão no Edital. Às 14h00 em ponto, os vestibulandos 2025 iniciaram as provas, e às 16h00 começaram a sair os primeiros candidatos.

    Marlene Rosa Dutra, 64 anos, coordenadora da banca MSConcursos na UEMG Unidade Carangola, informou que a aplicação do Vestibular 2025 transcorreu sem intercorrências e com absoluta tranquilidade e organização. Foram inscritos 585 candidatos para a realização da prova naquela Unidade, sendo que 398 estiveram presentes. Marlene falou da sua função de coordenação, que é de grande responsabilidade, exigindo comprometimento e liderança para que tudo ocorra bem. A coordenadora finaliza relatando que também trata-se de uma função muito gratificante, pois o vestibular traz oportunidade de crescimento às pessoas.

    O Diretor da UEMG Unidade Carangola, Professor Custódio Jovêncio Barbosa Filho, 49 anos, Graduado em História e Doutor em Educação, relatou que suas expectativas para o novo ano são as melhores, com muitos desafios para serem atendidos, principalmente no que se refere à condição estrutural da Unidade, às questões vinculadas ao quantitativo de estudantes e às questões de ensino, pesquisa e extensão. Custódio relata que a coordenação está com várias propostas de excelência, conforme plano de gestão, para melhorias na Unidade Carangola. O coordenador deu boas-vindas aos novos alunos: “Desejo a vocês sempre o melhor! Que encontrem um espaço acolhedor, que possibilite a sua formação enquanto sujeito social e enquanto cidadãos, mas principalmente pensando em sua formação humana e profissional para atuação no mercado de trabalho. Desejo muito sucesso a todos os novos estudantes da UEMG! Sejam muito bem- vindos!” – completou.

    Ao final da prova, a candidata Hirys de Souza Batista, 29 anos, que busca uma vaga no curso de Serviço Social, relatou: “A prova estava muito difícil, mas fiz uma boa redação e estou confiante”. Já o vestibulando Vânio Oliveira, 62 anos, buscando uma vaga no curso de Administração, relatou: “Sou funcionário público municipal há 30 anos e busco um curso superior para tentar melhorar meu cargo. Fiz uma boa prova e estou bem confiante que vou conseguir”.

    Veja fotos da aplicação da prova de conhecimentos gerais por Minas Gerais:

    © 2025 UEMG