Carangola recebe aplicação da prova de conhecimentos gerais do Vestibular UEMG 2024

Os candidatos aos cursos de graduação da Universidade do Estado de Minas Gerais realizaram hoje, 17 de dezembro, a prova de conhecimentos gerais. A UEMG Unidade Carangola recebeu, já no início da tarde, centenas de vestibulandos para concorrer às vagas dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Serviço Social e Sistemas de Informação. Foram 533 candidatos inscritos para realizarem a prova na UEMG, em Carangola.

O edital foi rigorosamente seguido pela equipe de aplicação das provas, sendo os portões abertos às 12h30 e fechados às 13h30.

Em contato com os candidatos na chegada da UEMG Unidade Carangola, era perceptível o clima de alegria, entusiasmo e esperança.

O vestibulando Iohen Duarte Marinho, 18 anos, natural de Dores do Rio Preto – ES, relatou estar bastante empolgado. “Sou apaixonado por animais e pela natureza, por isso escolhi Biologia, visando me qualificar na área para abrir novas possibilidades. Venho estudando há 6 meses e espero ir bem na prova”.

Graziela Batista da Silva, 44 anos, natural de Carangola, candidata a uma vaga para o curso de Pedagogia, se diz confiante para fazer a prova. “Trabalho na área de Serviço Social com crianças de 0 a 5 anos, e esse convívio com crianças despertou em mim o desejo de cursar Pedagogia. Hoje estou aqui, preparada e confiante para essa prova.”

A inclusão na realização deste vestibular foi um marco importante. A vestibulanda Jéssica Jacinto da Rocha, 21 anos, natural de Carangola, é deficiente visual e veio também disputar uma vaga para o curso de Pedagogia. “Sou deficiente visual e meu maior sonho é me tornar professora. Hoje estou aqui enfrentando meus medos para tentar ingressar no curso de Pedagogia, aproveitando a oportunidade que a UEMG perto de casa me dá.”

A chegada e entrada dos alunos foi tranquila e segura, tendo a prova iniciado às 14h00 em ponto, e os primeiros candidatos saído a partir das 16:00h, conforme previsão do edital.

A coordenação da MSConcursos na UEMG Unidade Carangola relatou que as provas aconteceram com tranquilidade, não havendo nenhuma intercorrência. Dos 533 inscritos para a realização da prova na cidade, 415 estiveram presentes e 118 ausentes, alcançando 22,26% de abstenção.

Ao fim da prova, a candidata Honorina Vieira da Cruz, 53 anos, natural de Carangola, relatou: “Fiz a prova para o curso de Serviço Social. Cheguei bem preparada e achei a prova bem fácil. Espero ser aprovada para mergulhar neste curso, aqui na UEMG Carangola.”

O candidato Igor da Silva Oliveira, 29 anos, natural de Rio das Ostras-RJ e residente em Carangola, tenta fazer o segundo curso pela UEMG. “Eu me formei recentemente no curso de História, aqui na UEMG Unidade Carangola, e voltei para tentar Geografia para agregar conhecimentos, já que, na minha opinião, o curso tem o melhor desenvolvimento de pesquisa e extensão, e conta com excelentes professores com mestrado e doutorado. Vim bastante preparado.”

Na oportunidade, também conversamos com a diretora da UEMG Unidade de Carangola, Silvia Regina Costa Dias, 42 anos, natural de Belo Horizonte e residente em Carangola, Licenciada em Ciências Biológicas, Mestre e Doutora em Ciências, a qual relatou que está na UEMG há quase quatro anos, e disse que as expectativas para 2024 são enormes, com a perspectiva da abertura de novos cursos presenciais e o fortalecimento da Faculdade Aberta no Brasil com os cursos à distância. A Diretora deixa uma mensagem para os novos alunos que ingressarão em 2024: “Tenham a UEMG como um espaço de vocês, um espaço de crescimento e fortalecimento enquanto profissionais, agregando muito conhecimento técnico e científico em suas vidas e em suas famílias, que acabam também sendo contempladas.”

O dia de prova dos vestibulandos da UEMG Unidade Carangola foi um passo importante em suas vidas. Alguns já atuam profissionalmente na área e buscam especialização, outros embarcam em sonhos de carreira. Por esta porta passarão candidatos que buscam cursos de graduação em diversas áreas profissionais da UEMG. Hoje eles concluíram uma fase e aguardam ansiosamente a aprovação.