Ecobarreira é instalada no Rio Carangola, com a presença da UEMG

Nesta segunda-feira (05/06), em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, aconteceu a cerimônia de reinstalação da Ecobarreira no Rio Carangola. O momento contou com a participação da diretora da UEMG/Carangola, Silvia Regina Costa Dias, do prefeito do município, Silas Vieira, da secretária de municipal de Meio Ambiente, Jaquelina Alves Nunes Faria, e dos professores da Unidade Carangola, Renan Nunes Costa e Murilo Vogt Rossi, bem como de alunos do curso de Ciências Biológicas e da educação básica, através de intervenções realizadas nas pontes da cidade e no local de instalação.

O projeto Ecobarreiras no Rio Carangola é coordenado pelo professor Renan Nunes Costa e conta com a colaboração de docentes do curso de Ciências Biológicas e Geografia da UEMG/Carangola. Ele é fruto de uma parceria entre a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Defesa Civil de Carangola.

A iniciativa surgiu em decorrência da problemática do descarte inadequado de resíduos e rejeitos sólidos domésticos no rio. O projeto teve início no ano de 2022 e é parte das ações do Projeto de Recuperação do Rio Carangola, idealizado e executado pela Prefeitura Municipal de Carangola e que visa contribuir com a redução das inundações e mitigação de seus diferentes impactos socioeconômicos e ambientais.

O projeto tem como objetivo interceptar e retirar resíduos e rejeitos sólidos flutuantes, através da instalação da Ecobarreira no Rio Carangola, bem como realizar atividades de sensibilização socioambiental da população carangolense. De acordo com o professor Renan Nunes Costa, coordenador do projeto, “além da instalação da Ecobarreira, também serão ampliadas as atividades de sensibilização através de ações direcionadas aos ribeirinhos e estudantes da rede básica na esperança de reduzir os impactos do descarte inadequado de resíduos e rejeitos sólidos no rio”.

rio carangola uemg