“Professor Ivan, nos ajude a salvar esta árvore, por favor!" "Claro que sim, mas em volta dela a gente poderia construir um jardim; o que vocês acham?” Foi esse breve diálogo entre a diretora da UEMG Carangola, professora Andrea Toledo, o responsável pelo patrimônio, Márcio Vancini, e o professor Ivan Becari que deu início, em meados de 2020, às articulações que resultariam no Jardim Didático Evolutivo-Sensorial, inaugurado no dia 9 de novembro.
O espaço é destinado a atividades de ensino, pesquisa e extensão. Também é usado para divulgação científica, abarcando uma perspectiva sensorial e evolutiva, ao mesmo tempo em que oferece, à comunidade externa e interna da universidade, lazer e aconchego.
De acordo com Ivan Becari, coordenador do ambiente, a construção do Jardim Didático Evolutivo-Sensorial é resultado da soma de esforços de diferentes pessoas, que merecem sempre muitos agradecimentos, a reitora e o vice-reitor da UEMG, Lavínia Rosa Rodrigues e Thiago Torres. Da mesma forma, o ex-pró-reitor de Planejamento Gestão e Finanças, Fernando Sette, a diretora e a vice-diretora da UEMG Carangola, AndreaToledo e Silvia Dias, a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Marciane Oliveira, o chefe do Departamento de Ciências Biológicas, Renan Costa, e os coordenadores de Pesquisa e Extensão Elizete Oliveira e Ríudo Ferreira. Também o servidor Márcio Vancini, a ex-servidora e engenheira Paula Lima, a ex-professora da UEMG Carangola e arquiteta Lúcia Portilho e o servidor Luciano Magno, assim como os estudantes Ruan Nunes, Carlos Eduardo Morando, Valéria Valente, Regina Célia, Thiago Teixeira, Matheus Segal, Sabrina de Matos, que fizeram a primeira limpeza do terreno onde hoje está instalado o Jardim.
Para a diretora Andrea Toledo, o Jardim é um presente que o professor Ivan Becari, com todo seu carisma e gentileza, oferece à Unidade. Seu desejo, assim como o de todos que contribuíram em sua construção, é que ele floresça e gere flores, frutos, aromas, toques e muita alegria a todos.