26º Seminário P&E

EDITORA UEMG NO P&E

Na 26ª edição do Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, a Editora UEMG divulga as coleções Desafios para o século XXI, pensadas a partir dos temas Biodiversidade, sustentabilidade e mudanças climáticas; Tecnologias digitais e sociedade; e Democracia, intolerância e violência. Cada área foi escolhida por ser um assunto relevante no contexto atual e de fundamental importância para a compreensão dos principais problemas contemporâneos enfrentados pela sociedade.

A primeira obra da coleção, publicada ao final de 2022, chama-se Identidades em transformação: examinando a trajetória de refugiados venezuelanos, de Caroline Nascimento Lehmann e Reinaldo de Azevedo Schiavo. Desenvolvida a partir de um projeto de iniciação científica, a pesquisa, que se converteu em livro, analisa o processo de migração e as nuances e os estigmas envolvidos nele, partindo da análise da trajetória de uma família venezuelana que se instalou na cidade de Barbacena (MG).

O segundo livro, Movimentos sociais e educação: mútuas influências, cuja autoria pertence a Marcel de Almeida Freitas e Inês de Oliveira Noronha, traz uma reflexão sobre alguns dos chamados “novos movimentos sociais” presentes no país e como eles interagem com a educação formal e informal.

Federalismo e democracia: reflexões contemporâneas é a terceira obra das coleções. Organizada por Christiane Costa Assis, a coletânea versa sobre as dinâmicas estabelecidas entre democracia e federalismo no cenário brasileiro, analisando, entre outras coisas, as fragilidades existentes.

A quarta obra, Ser mulher no século XXI: desafios, direitos, conquistas e vivências, organizada por Daniela Oliveira R. dos Passos, Ana Paula Andrade e Rayane Silva Guedes, reúne estudos e reflexões de diferentes pesquisadoras sobre as questões vivenciadas pelas mulheres na contemporaneidade.

Já o livro Tecnologias vestíveis: memória e intimidade sobre o corpo, de autoria de Thatiane Mendes Duque, é uma investigação sobre as relações entre corpo, roupa e as chamadas “tecnologias vestíveis”, a exemplo dos relógios de pulso inteligentes, e analisa as experiências que advêm dessas novas formas de interação.

Por fim, a outra obra a se integrar às coleções é o último lançamento da Editora UEMG: Diferentes olhares sobre a biologia da conservação. Organizada por Renan Nunes Costa, Marciane da Silva Oliveira e Alessandro Marques de Oliveira, essa coletânea traz textos cuja intenção é aproximar a sociedade de diversos conceitos e discussões da área da biologia da conservação.

Convidamos todos e todas a conhecer as obras apresentadas e esperamos que a leitura desses livros traga conhecimento e estímulo à reflexão sobre as questões e possibilidades para o desenvolvimento da ciência neste século.