Contraste |
| |

    Equipe da UEMG Passos realiza visita em Museu Indígena

    Assessoria de Comunicação – UEMG Passos

    O Museu de Arqueologia Indígena Antônio Adauto Leite (MUARI), localizado na cidade de Carmo do Rio Claro-MG, recebeu a visita de uma equipe da UEMG Passos no dia 30 de novembro.  O objetivo da visitação foi identificar potencialidades para o desenvolvimento de atividades e projetos na área da pesquisa e também da extensão. O grupo visitante foi composto pela coordenadora de extensão, professora Esther Regina de Souza Pinheiro, a docente do curso de História, Yara de Cássia Alves, o servidor administrativo, Helder Garcia de Souza e a estudante do curso de História, Ranielen Alves Nogueira.

    “A importância e riqueza desse tipo de museu se dá pelo processo social de envolvimento da população local com a temática indígena. A maioria das peças expostas foram encontradas pelo Sr. Adauto Antônio Leite, que se dedicou por décadas à recolha e tratamento dos diversos artefatos, instrumentos, fósseis humanos e animais”, explica Yara sobre o MUARI.

    Todo o acervo do Museu foi recolhido de forma coletiva, envolvendo vários moradores da região, todo o trabalho foi motivado pelo Senhor Adauto. “Para os estudantes, participarem desse tipo de visita significa um estímulo ao estudo, pesquisa e extensão com temáticas indígenas regionais, o que se torna significativo para a produção da área de história e culturas indígenas em Minas Gerais”, conclui Yara.

     

    © 2022 UEMG