Contraste |
| |

    Liga LAIMT realiza campanha de conscientização

    Redação Agência Escola
    André Castro – 4° p. de Jornalismo
     
    A Liga Acadêmica de Infectologia e Medicina Tropical (LAIMT) do curso de Medicina da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Passos, iniciou suas atividades em 2019 com o propósito de abordar assuntos em infectologia e medicina tropical. O projeto da Liga foi produzido por seis estudantes juntamente com a Dra. Priscila Neves, orientadora da LAIMT e médica infectologista na Santa Casa de Misericórdia de Passos.
     
    Atualmente a Liga está na sua segunda gestão, a equipe conta com 14 discentes distribuídos em cargos de diretoria e ligantes. A LAIMT é uma entidade sem fins lucrativos, de caráter disciplinar, que tem por finalidade aprofundar conhecimentos na área de doenças infectocontagiosas por meio de ensino, pesquisa e extensão. Com o auxílio da co-orientadora Dra. Gabriela Sabbadini, médica especializada em infectologia, responsável pela gerência técnica na Fundação Hemominas, os ligantes têm o objetivo de produzir modelos de abordagem sobre vários temas e promover a conscientização sobre a prevenção de doenças infecciosas e parasitárias. Entre as atividades da Liga se destacam a realização de simpósios, debates, minicursos e várias ações envolvendo ensino, pesquisa e extensão.
     
    Parceria com o Ambulatório Escola
     
    A parceria da LAIMT com o Ambulatório Escola (AMBES) da UEMG teve início em novembro de 2021, a partir do planejamento e execução das ações em comemoração ao “Dezembro Vermelho”, mês do combate ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis. Nos dias 29 e 30 de novembro e dia 1º de dezembro foram realizadas várias atividades, entre elas entrega de panfletos com conteúdo produzido pela LAIMT, Pit-Stop, realização de testes rápidos e a carreata no Dia Mundial de Combate Contra a Aids.
     
    “Os panfletos continham informações sobre as maneiras de transmissão das doenças, como a população pode se prevenir e onde ela pode buscar ajuda”, relata Carolina Guedes, presidente da liga e estudante do 8° período de medicina. A LAIMT também organizou palestras, com os temas: “Histórico do HIV e AIDS” e “Doenças oportunistas na Aids", ministradas pela Dra. Priscila e Dra. Gabriela.
     
    © 2022 UEMG