Contraste |
| |

    Ambulatório Escola é referência no tratamento de ISTs

    Redação Agência Escola – Unidade Passos
    André Castro – 4° p. de Jornalismo
     
    Durante todo o mês de dezembro a equipe do Ambulatório Escola (AMBES) realiza atividades especiais com o objetivo de conscientizar a população sobre prevenção e tratamento sobre as ISTs a partir da Campanha "Dezembro Vermelho – Campanha de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)”. No cronograma de trabalho são executadas ações de panfletagem, realização de exames e várias conversas com o público sobre prevenção e tratamento.
     
    O AMBES Passos conta com a participação de diversos profissionais, de diferentes áreas da saúde, seis estagiárias e três monitores, envolvendo estudantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem e Serviço Social. Segundo Monise Silva, coordenadora do Ambulatório, entre 02 de janeiro e 31 de novembro de 2021, somente no município de Passos, foram realizados 1.211 testes rápidos, cerca de 110 testes por mês.
     
    Atualmente, 545 pacientes recebem tratamento contra o vírus HIV a partir do trabalho realizado pelo Ambulatório Escola, o qual realiza exames para diagnóstico de diversas IST’s, os testes rápidos podem ser agendados de forma presencial ou pelo telefone (35) 3529-8030. O horário de funcionamento é das 07h às 10h e das 13h às 16h.
    Além dos exames, também são oferecidos tratamentos para diversas infecções, como HIV/AIDS, Hepatites Virais B e C, Sífilis, Gonorreia, entre outras. “Toda pessoa diagnosticada recebe total acompanhamento em nosso serviço, que inclui avalições com infectologistas, exames laboratoriais e medicações completamente gratuitas pelo Sistema Único Saúde, o SUS”, explica a coordenadora Monise.
     
     
    © 2022 UEMG