Contraste |
| |

    Acesso à informação e inclusão são temas em projeto da UEMG

    Redação Agência Escola – RAE

    Ana Carolina Ávila – 4º p. Jornalismo

     

    O projeto “UEMG de Portas Abertas Para Você: possibilidades e desafios para ingresso no ensino superior” é um projeto de extensão realizado pelo curso de Serviço Social da Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade de Passos, que visa levar informação aos alunos do ensino médio das escolas públicas, sobre as formas de ingresso nas universidades públicas por meio de sistema de cotas e divulgar os cursos disponíveis na UEMG. O projeto foi desenvolvido na Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, em Passos, e tem como objetivo abranger todas as escolas públicas do município.

    O projeto teve início em 2019, através de uma discussão em sala de aula sobre as dificuldades de acesso ao ensino superior e o desconhecimento por parte dos alunos que estudam nas escolas públicas sobre as formas de ingressar numa universidade. A partir de uma atividade solicitada na disciplina “Pesquisa Social”, que tinha como objetivo desenvolver um projeto de intervenção junto a comunidade, quatro alunas do curso de Serviço Social elaboraram o projeto e o colocaram em prática junto com a colaboração dos alunos do 3º ano da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves. Vendo a necessidade e o impacto causado, o projeto foi submetido ao edital do PAEX, sendo contemplado com uma bolsa de pesquisa em 2020 e dando continuidade com as atividades.

    O projeto consiste em divulgar orientações sobre a UEMG, os cursos ofertados e as maneiras de ingresso na universidade. As orientações foram passadas por meio de panfletos, dois encontros presenciais com os alunos que ocorreram na escola com o apoio logístico da direção, e por um grupo no WhatsApp, onde os estudantes puderam receber informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tirar suas dúvidas.

    Segundo uma pesquisa realizada durante os encontros, foi verificado que entre os 35 alunos que participaram do projeto 34% não sabem que a UEMG oferta cursos totalmente gratuitos, 62% desconhecem as formas de ingresso na UEMG, 72% desconhecem os cursos oferecidos na UEMG - Unidade de Passos, e 89% desconhecem ou não souberam responder o que é sistema de cotas. Esses dados apontaram para a necessidade de se criar um projeto que levasse para a comunidade informações sobre o ingresso dos estudantes no ensino superior.

    “Com base nesses dados estatísticos, os alunos não veem o ensino superior público como uma alternativa na vida deles. Muitos desses alunos sequer prestaram o Enem, e nas conversas realizadas durante os encontros foi constatado que o ensino superior está fora da realidade deles, muitos pretendiam terminar o ensino médio e parar, alguns mencionam a intenção de continuar e outros falaram que após arrumarem um trabalho, talvez pensariam em entrar na faculdade. Infelizmente o acesso ao ensino superior não é uma alternativa a ser buscada por esses alunos, seja pelas dificuldades econômicas, culturais, e sociais por eles enfrentadas ou mesmo pela falta de informações”, afirma a professora e coordenadora do projeto, Adriana de Souza Lima Queiroz. O “UEMG de Portas Abertas Para Você” é mais do que um projeto voltado para a divulgação da universidade, é uma forma de levar informação e conhecimento para jovens que não pensaram na possibilidade de poder fazer um curso superior.

     

    © 2022 UEMG