Contraste |
| |

    Projeto de extensão da UEMG busca implantar coleta seletiva em Passos

    Redação Agência Escola – Unidade Passos

    Júlia Maria Matos Marques – 4 p. de jornalismo

     

    O curso de Engenharia Ambiental da UEMG - Unidade de Passos está com um projeto de extensão em andamento, em parceria com a Prefeitura Municipal de Passos,  que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da separação e destinação correta dos resíduos sólidos gerados nas residências, lojas e comércios da cidade. O intuito desse trabalho é aumentar a vida útil do aterro sanitário municipal e promover a reciclagem, conforme preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Nº 12.305, de 2 de Agosto de 2010).

    O projeto é coordenado pelo professor  Rômulo Magri, do curso de Engenharia Ambiental. Rômulo apresentou a proposta para a prefeitura e para a equipe da  Aação Reciclagem,  e ambas abraçaram a ideia. A ação conta com o apoio do diretor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da prefeitura,  Gilson Wenceslau, e do representante da Aação Reciclagem, Welington Pereira.

    A primeira etapa do projeto ocorreu entre os dias 18 de novembro e 3 de dezembro,   sendo realizada nos bairros Centro e Eldorado. O momento contou com a participação de 16 alunos do curso de Engenharia Ambiental que distribuíram panfletos, divulgaram a ação de reciclagem,  e conscientizaram a população sobre o  que é um material reciclável. Em 2022, o projeto deve continuar com as suas atividades  e reforçando o trabalho de  conscientização ambiental nos bairros já trabalhados, e também em outras localidades da cidade. Um cronograma para as ações futuras foi definido por Gilson e Welington.

    “Esperamos conscientizar a população e comerciantes sobre a importância da separação de resíduos sólidos e como a coleta seletiva aumenta a vida útil dos aterros sanitários e diminui os impactos ambientais. Esperamos implementar a coleta seletiva,  nas casas e comércios, que terá como finalidade a reciclagem. Esperamos apresentar a associação AAção Reciclagem, que faz um importante trabalho de coleta de resíduos recicláveis em Passos. Esperamos que a população adira à coleta seletiva e destine os resíduos recicláveis para associação AAção Reciclagem ou leve  nos pontos de entrega voluntária, tornando a cidade mais limpa e sustentável”,  comenta Rômulo Magri.

    “Eu acredito que independente do tamanho da cidade,  independente dela ser uma cidade pequena ou  uma cidade metropolitana, a reciclagem e a coleta seletiva são de extrema importância. Cada dia que passa, são mais seres humanos  que habitam o nosso planeta, e o lixo é nosso. [...] E esse lixo que não é reciclado, que não é dado um bom destino para ele ou destino correto,  ele vai parar naquilo que é nosso”,  destaca Juliana Mendonça, aluna do curso de Engenharia Ambiental e participante do projeto.

     

     

     

     Participantes do projeto em visita ao Centro de Triagem da Aação Reciclagem 

     

    © 2022 UEMG