Da Redação Agência Escola | Unidade Passos
A maioria dos eventos que antes eram presenciais tiveram que se adequar ao meio virtual após a quarentena e o isolamento causados pela pandemia Covid-19. Com a XI Semana de Comunicação (SECOM) não foi diferente. Objetivando acrescentar conhecimento na área da comunicação social para os alunos graduandos e também aqueles que se interessam no assunto, a SECOM, evento organizado pelos cursos e centros acadêmicos de Jornalismo e Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda da UEMG Unidade Passos ocorreu entre os dias 30/11/2020 e 04/12/2020, on-line e de maneira remota, pela plataforma Youtube. O evento contou com renomados palestrantes e grandes oficinas, trazendo uma ótima interação e troca de conhecimento entre os apresentadores e espectadores.
Atividades oferecidas
O primeiro dia da Semana de Comunicação aconteceu na segunda-feira, dia 30 de novembro, e contou com a participação da jornalista Débora Leite, que ministrou uma Oficina de Podcasts. A abertura foi oficialmente concluída com a presença do diretor acadêmico da UEMG Unidade Passos, Itamar Teodoro de Faria, que ressaltou, brevemente, a importância de atividades sociais como aquela, que estava para começar, sobretudo no momento atual em que vivemos. Para finalizar o dia, às 20h, houve a palestra "Mídia e Discurso", com o professor e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Sírio Possenti, renomado linguista brasileiro, que falou justamente da necessidade de se compreender a linguagem e o discurso da comunicação social como um campo sociológico.
Já no segundo dia da SECOM, na terça-feira, 1º de dezembro, houve a oficina do jornalista Rodolfo Vianna, “Assessoria da Comunicação no Campo da Política”, que aconteceu às 17h30 e tratou um pouco sobre o papel do profissional de comunicação no âmbito da Assessoria Política. No final do dia, às 20h, o jornalista Leonardo Sakamoto falou um pouco a respeito da profissão do jornalista no meio das Fake News, entre outros assuntos, focando no tema ódio e intolerância na internet e as implicações para o trabalho jornalístico.
No meio da semana, na quarta-feira, 2 de dezembro, houve três apresentações, começando às 15h, com a oficina "Da revista impressa à digital: características e adaptações das revistas brasileiras", da professora e pesquisadora Ana Rodarte, que trouxe ótimos conteúdos a respeito de revistas no campo da comunicação social, entre outros assuntos. Também houve a oficina “Entre movimentos sociais e novas mídias digitais: uma breve reflexão discursiva", com a pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) Julia Lourenço Costa, que citou diversos movimentos sociais e a importância deles para a sociedade no geral. E, no final da noite, a programação contou com a presença de Nathalia Kahwage, que falou um pouco sobre o conceito “poder” de acordo com a política e desbravando diversos significados para a palavra, em sua palestra "Comunicação e relações de poder”.
Quase finalizando a semana, na quinta-feira, dia 3, houve a oficina “Bastidores da Reportagem”, com a professora Marcela Mesquita, também repórter da TV Integração/UNA Divinópolis, a qual falou sobre detalhes e conceitos que envolvem uma reportagem e o trabalho em Telejornalismo. No final da tarde, Nicolle Cabral deu uma aula a respeito da cultura do jornalismo com a oficina “Jornalismo Cultural no Brasil” e, finalizando o dia, Marina Filippe, jornalista da revista EXAME, abordou temas sobre as dificuldades enfrentadas no cotidiano profissional da área de comunicação social em sua palestra “Importância da diversidade na comunicação”.
Finalmente, no quinto e último dia, sexta-feira, 4, a primeira apresentação foi ministrada pelo professor Igor Savenhago, que retratou a respeito da relação técnica, teórica e profissional que se estabelece entre o jornalista e o editor em sua oficina “Relação repórter e editor”. Às 20h, a última apresentação da XI SECOM foi de Joana Tavares, editora do jornal Brasil de Fato em Minas Gerais, que teve como tema de palestra “O Brasil de Fato”, relatando um pouco a respeito de sua área de trabalho, sobretudo no campo da comunicação popular.
No final de cada palestra, os apresentadores abriram o chat para que os espectadores tirassem suas dúvidas a respeito das palestras e oficinas. Embora tenha sido um evento organizado pela UEMG Unidade Passos, a SECOM contou com espectadores de outras universidades e não-universitários.
Avaliação dos organizadores
O evento foi extremamente proveitoso para o público presente e, por mais que pela primeira vez a SECOM tenha se apresentado de maneira virtual – devido às restrições necessárias em razão da pandemia –, a Semana manteve a sua excelência em conteúdo. É isso o que afirma o próprio organizador e mediador da Semana de Comunicação, Samuel Ponsoni, professor e coordenador do Curso de Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda: “Se por um lado, inicialmente, estávamos um pouco contrariados, porque seria a primeira semana de comunicação feita totalmente de forma virtual – e espero que a última, dados os problemas enfrentados pela pandemia Covid-19 –, por outro lado, a situação virtual nos proporcionou ampliar os horizontes de participantes, com nomes como Sírio Possenti, da Unicamp, e Leonardo Sakamoto, do UOL/PUC-SP. Portanto, o saldo foi bastante positivo”.
Vinicius Toledo, presidente do Centro Acadêmico de Jornalismo – um dos centros acadêmicos organizadores da IX SECOM – afirma que a semana foi um sucesso. “Por ser a primeira SECOM de forma on-line, acredito que conseguimos ter um grande sucesso. Tivemos um público expressivo e participativo em muitas oficinas e palestras. Espero que, em 2021, tudo se normalize e consigamos proporcionar mais uma edição da SECOM de forma presencial”, afirmou.
O conteúdo da semana ainda pode ser encontrado e visualizado no Youtube, por meio dos links abaixo: