Projeto mobiliza estudantes da Unidade na produção de podcasts sobre educação

Com a finalidade de desenvolver um canal voltado aos assuntos discutidos nas disciplinas “Vigilância em Massa e Fake News” e “Sociedade, Educação e Tecnologias”, ministradas para os vários cursos de graduação da UEMG Unidade Ibirité, foi realizado ao longo do primeiro semestre letivo, encerrado em outubro, o projeto “Ouça-me! Educação, tecnologias e docência”. Ao todo, 43 programas foram produzidos.

Como explicam as professoras Leila Lage e Janaína do Rozário, responsáveis pelas disciplinas e pelo projeto, o retorno das atividades de ensino dos cursos de graduação da UEMG, por meio do ensino remoto, trouxe vários desafios que levaram a repensar os processos de ensino e aprendizagem, de modo a ampliar o uso das tecnologias digitais. Diante da constatação do crescimento recente no desenvolvimento e acesso das tecnologias de áudio, optou-se pelo formato podcast.

Ainda segundo elas, a iniciativa representou um exercício de articulação entre tecnologia, educação e conhecimento visando a construção de um ensino mais dinâmico e presente na realidade de um mundo globalizado e tecnológico.

A atividade mobilizou estudantes dos cursos de Pedagogia (4º período - manhã), Ciências Biológicas (5º e 7º períodos - manhã), Educação Física (1º período - manhã e noite) e Matemática (2º período - noite) que, sob supervisão das docentes, participaram ativamente na definição das pautas e na produção dos programas, incluindo a pesquisa de conteúdo e a execução técnica da programação.

O resultado foram dois canais: TecnoUemg, com podcasts sobre vigilância em massa na educação, implicações do uso de plataformas corporativas na educação básica e superior, e EduTecUEMG, que traz discussões sobre Ciências Biológicas, Educação Física, Ensino Aprendizagem e Tecnologia na Educação.

A intenção é que o projeto prossiga no próximo semestre letivo.

ibirite projeto podcasts interna

Tags: