Unidade Ibirité | Grupo de Estudos marca presença em encontro internacional

ibirite encontro internacional otium mexico 2019

Na última semana, de 11 e 14/11, o Grupo de Estudos de Ócio e Desenvolvimento Humano (GODH), vinculado ao Departamento de Ciências do Movimento Humano da UEMG Unidade Ibirité, representado pelo professor Marcos Gonçalves Maciel, participou do XIII Encontro Científico da Associação Ibero americana de Estudos do Ócio (OTIUM), e do VIII Congresso Internacional em Ciências do Esporte, ambos sediados na Universidad Del Fútbol y Ciencias del Deporte, na cidade de Pachuca, no México.

No XIII Encontro Científico da Associação Ibero Americana de Estudos do Ócio (OTIUM) foram apresentadas propostas para ampliar as cooperações técnicas e acadêmicas para a realização de novas produções científicas e capacitação entre os pesquisadores das universidades afiliadas à OTIUM. Também foram compartilhados resultados de projetos de pesquisas desenvolvidos pelas Universidades de Deusto (Espanha), Faculd de Turismo Y Gastronomía (México), SurColombiana (Colômbia), Universidad Pedagogica Nacional (México), envolvendo a temática sobre o idoso e as experiências de lazer, ócio, esporte e turismo, de forma a estabelecer uma abertura de parcerias entre os profissionais. Foram discutidos ainda aspectos relacionados às estratégias de comunicações da OTIUM, de forma a otimizar os processos e objetivos estabelecidos pela instituição.

No VIII Congresso Internacional em Ciências do Esporte, a representação da UEMG compareceu proferindo conferência sobre a temática El deporte em tempo de la sociedade de la información, com o trabalho ‘Atividade física humanizada e as experiências de ócio’.

“A participação nesses eventos contribuiu para o aperfeiçoamento dos conhecimentos na área de atuação, assim como estabeleceu contatos com investigadores para a construção de parcerias para o desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos com o Grupo de Estudos”, avalia o coordenador do GODH, Marcos Maciel.

Igualmente estiveram presentes no evento docentes das Universidades Católica del Uruguay, YMCA e Facultad del Turismo y Gastronomina, ambas mexicanas, além das brasileiras Unisinos, UFMG e Universidade Federal da Paraíba.

Tags: