Após revitalização completa, Bloco 6 é reinaugurado

A comunidade acadêmica da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Passos, celebrou, nesta quinta-feira (22/8), a conclusão de uma importante etapa do processo de revitalização e melhorias das infraestruturas dos blocos da Unidade. Em solenidade que contou com a participação de docentes, estudantes, servidores, direção local e da Reitora Lavínia Rosa Rodrigues, foi inaugurada a etapa de revitalização do Bloco 6, o prédio que abriga cursos de Jornalismo, Design de Moda, e Publicidade e Propaganda.

LavíniaA Reitora da UEMG, professora Lavínia destacou que com um investimento de aproximadamente R$ 1,7 milhão, a revitalização do Bloco 6 faz parte de um plano abrangente que visa melhorar a estrutura física de toda a unidade, garantindo melhores condições para os cerca de 4 mil estudantes, 288 docentes e os quase 230 servidores que compõem a comunidade acadêmica. “Este plano de revitalização, que totaliza um investimento previsto de mais de R$ 10,7 milhões, contempla reformas e melhorias em diversos blocos, visando modernizar o ambiente de ensino e pesquisa” destacou.

As obras no Bloco 6 incluíram a renovação completa das salas de aula, laboratórios de comunicação, e da infraestrutura física. A acessibilidade também foi uma prioridade, com adequações feitas de acordo com a norma NBR 9050/20, garantindo que todos possam usufruir das instalações com conforto e segurança.

O vice-diretor Vinícius de Abreu D'Ávila relembrou o período de incertezas antes das reformas e destacou a importância de não deixar os sonhos morrerem dentro de uma universidade. “Este bloco sempre foi mais do que paredes coloridas ou laboratórios. Foi construído pelas pessoas, por formações que exigiam criatividade e por professores que não apenas ensinavam conhecimento técnico, mas também fomentavam o pensamento crítico. Celebramos hoje mais do que uma renovação física; celebramos a renovação do nosso compromisso com a educação de qualidade,” declarou Vinícius​

Para o diretor da UEMG Passos, professor Hipólito Ferreira Paulino Neto também destacou as melhorias estruturais realizadas, como a troca do telhado e a otimização dos espaços. “Quem utiliza o Bloco 6 sabe dos desafios que enfrentávamos, especialmente durante as chuvas, com infiltrações e goteiras em várias partes. Esta revitalização traz um novo fôlego e melhores condições para que continuemos a oferecer ensino, pesquisa e extensão de excelência”, enfatizou.

O professor Fábio Pacheco, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, reforçou que as intervenções eram de extrema necessidade. “Agradeço a cada um que deixou aqui a sua pegada a sua mão, seu suor, pois é disso que o bloco 6 é feito, por pessoas, e um bloco que sempre marcou posição, liderou transformações, trouxe novos ares”, mencionou o representante dos docentes.

Representando a comunidade estudantil, presidente do Centro Acadêmico do Curso a discente Tayná Pereira Costa, destacou que “essa reforma do bloco não é apenas uma conquista estrutural, mas também uma vitória coletiva. A gente precisa ter essa consciência, por isso a importância da gente ocupar o bloco 6 pra que ele seja um ambiente que respire à nossa identidade”.

A Unidade Passos, que surgiu em 1973 como Fundação de Ensino Superior de Passos (Fesp) e foi incorporada à UEMG em 2014, desempenha um papel central no desenvolvimento socioeconômico da região. Oferecendo atualmente 27 cursos de graduação, a unidade responde por 20% dos cursos oferecidos pela UEMG em todo o estado, além de programas de pós-graduação que contribuem para a formação continuada dos profissionais da região.

A revitalização dos demais blocos do campus já está em andamento, com investimentos destinados à melhoria de telhados, correção de trincas, trocas de pisos, entre outros serviços essenciais. Também estão previstas a revitalização da piscina olímpica para uso nas aulas de Educação Física e a construção de pistas de atletismo no Bloco 5, além da modernização da Fazenda Experimental, que é um dos principais centros de pesquisa e extensão da unidade.

Tags: