Passos recebe aplicação da prova de conhecimentos gerais do Vestibular UEMG 2024

Milhares de estudantes participaram neste domingo (17), do Vestibular 2024 da UEMG em todo o Estado. Em Passos - maior unidade da UEMG - foram ofertadas vagas em 25 cursos de graduação, dentre eles o recordista de inscrições, Medicina (28 vagas), que contabilizou 719 candidatos por vaga, com o total de 14.406 inscrições em todo o Estado.

Para realização das provas na cidade, a empresa responsável pela realização do concurso utilizou três prédios da UEMG além de uma escola estadual. Dos 3.294 estudantes que deveriam realizar o vestibular na cidade, 2.733 candidatos compareceram, o equivalente a 83% dos inscritos.

Aos 18 anos, morador da cidade de Alterosa/MG, João Victor dos Santos foi um dos candidatos que esteve neste domingo em Passos, em busca da sonhada vaga no curso de Medicina. No vestibular 2023, ele ficou distante apenas 8 pontos de uma vaga e está confiante de que agora chegou a sua vez. “Desde pequeno eu sonho em ser médico para ajudar as pessoas. Eu não vou desistir deste sonho até realizá-lo”, afirmou Victor, que se inscreveu no Vestibular através da cota racial. Ele conta que se preparou para a prova ao longo do ano através de um cursinho comunitário oferecido por uma universidade federal e também através de videoaulas na internet.

Design sem nome 2

João Victor dos Santos, 18, e Mirian de Paula, de 52 anos, prestaram o Vestibular UEMG 2024 em passos. Ele deseja ingressar no curso de Medicina e ela, Enfermagem (divulgação/UEMG)

O segundo curso mais concorrido da unidade foi Direito, que contou com 475 candidatos para o turno matutino e outros 731 candidatos disputando uma vaga no período noturno. Em seguida, apareceu o curso de Enfermagem, que também é oferecido pela instituição em dois períodos e recebeu 229 candidatos no período matutino e outros 388 candidatos para o período noturno.

Segundo o vice-diretor da unidade de Passos, Professor Vinícius Abreu D´Ávila, “a procura por uma vaga na UEMG no município foi tão grande que foi necessário usar três prédios da instituição além de uma escola da rede Estadual de Ensino”. Ele creditou este aumento na demanda de candidatos à excelência e qualidade dos cursos ofertados, bem como ao alto nível dos professores, formados por mestres e doutores.

Após a realização da prova, Mirian Mizael de Paula, de 52 anos, saiu da sala esbanjando otimismo e simpatia. Cuidadora de Idosos, ela está em busca da sua primeira graduação no Curso de Enfermagem. Seu desejo é trabalhar em um hospital. “Já atuo na área de saúde como cuidadora e pretendo me qualificar para trabalhar em hospital”, contou esperançosa a candidata que usou a cota racial.

Em Passos, a prova transcorreu sem nenhuma intercorrência. Os portões foram abertos às 12h30 e fechados pontualmente às 13h30. Alguns candidatos chegaram depois do horário devido a problemas de locomoção, por errar o local de prova ou ainda por não portar o documento de identificação com foto, conforme orientação contida no edital.