André Castro – Redação Agência Escola
Rauni Marques, estudante egresso do curso de Ciências Biológicas Bacharelado na UEMG Passos, é destaque em projeto que promove estudos sobre vacinas na Universidade de São Paulo (USP), Polo Ribeirão Preto. Em 2022, Rauni atuou no desenvolvimento e na divulgação da campanha de vacinação contra poliomielite, levantada pelo projeto União Pró-Vacina, que foi responsável pela #PólioNuncaMais nas redes sociais.
A União Pró-Vacina surgiu em 2019 e é uma iniciativa articulada pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, o Centro de Terapia Celular (CTC) e o Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID) em parceria com instituições científicas/acadêmicas e grupos de divulgação científica. O objetivo do projeto é unir academia, poder público, institutos e órgãos da sociedade civil para combater a desinformação sobre vacinas, planejando e coordenando atividades conjuntas.
Atualmente Rauni Marques é mestre em Genética e realiza doutorado em Bioinformática no Instituto de Química da USP. A respeito do trabalho desenvolvido no projeto. “Estamos desenvolvendo mais cartilhas para a população a respeito de vacinas, visto que há quedas na cobertura vacinal em diferentes infecções, como o HPV, o que tem preocupado o Ministério da Saúde. Além disso, estamos trabalhando em levar a iniciativa para as ruas e inserir a união pró-vacina na sociedade por meio de materiais impressos, eventos sobre saúde/vacinação e meios que possam integrar mais a ciência e a população”, explica o egresso.
Rauni, ainda explica que, além das campanhas de vacinação, o UPVacinas também realiza diversos conteúdos para as redes sociais com a promoção de materiais informativos que podem atingir um grande número de pessoas através do algoritmo. Atualmente o projeto recebe a ajuda de alguns pesquisadores importantes para a área, como Lorena Chaves, Letícia Sarturi, Laila Blanc Árabe, Mellanie Fontes-Dutra, Leandro Spalato Torres e Wasim Syed. Além disso, instituições relevantes prestam trabalho de divulgação para as campanhas, como “Todos Pelas Vacinas”, “Ilha do Conhecimento” e o Podcast “Escuta a Ciência”.
O pesquisador também colabora na difusão do tema por meio de sua contribuição como redator científico para o blog da Varsomics, uma marca do Hospital Israelita Albert Einstein com soluções de bioinformática para medicina de precisão, neste espaço ele escreve sobre tópicos relacionados a vacinas, vírus, câncer, bioinformática e temas que englobam a saúde.